TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Anhangueras A História do Brasil

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

A história do Brasil, nos mostra que a desigualdade é um dos pilares da formação do povo brasileiro, uma vez que no momento de sua colonização, a priori foi coletar os recursos naturais importantes para a metrópole e posteriormente escravizar a população nativa. No mais, a vinda de escravos trazidos da África nos mostra que o intuito da colonização brasileira sempre foi gerar lucro para seus colonizadores.

Sendo o brasil um dos países que acabaram com a escravidão mais tardiamente, devido a pressões econômicas de potencias mundiais e ter passado 500 anos de história com mais de 300 de escravidão, quando enfim, conquistaram a liberdade, não tiveram nenhum respaldo e tiveram que se marginalizar na sociedade brasileira que, por uma questão eugenista preferiu trazer imigrantes para ocupar os postos de trabalho deixados pelos escravos, tal trabalho agora feito de maneira remunerada, o que não acontecia. Com esse arcabouço histórico, podemos perceber que a desigualdade no Brasil, não algo novo e nem será algo que irá acabar tão cedo, principalmente com as políticas públicas a nível federal, que não dá importância ao tema. Podemos dizer assim então que a população que majoritariamente passa por uma desigualdade histórica são os negros e seus descendentes que até hoje não conseguiram ocupar uma ascensão social como seus colonizadores nem como os descendentes dos senhores de engenho.

Outras populações sofrem com a desigualdade devido à grande geografia do Brasil, uma vez que populações como ribeirinhas e quilombolas não recebem devida atenção nas questões igualitárias do pais, refletindo assim numa grande concentração de renda nas grandes capitais do Brasil, principalmente do eixo sudeste – sul.

O esporte pode ser uma ferramenta de transformação da desigualdade no país, porém não pode ser o único incentivo governamental para acabar com a desigualdade, uma vez que nem todos são aptos para seguir uma carreira de atleta, porém em alguns casso é possível sim, mudar a realidade socioeconômica através dos esportes, como por exemplo, populações negras conseguem se manter e manter suas famílias através de rodas de capoeira e apresentações dessa cultura nacional em estados como a Bahia por exemplo.

Por se tratar de um local que não há incentivo ao esporte, essa ferramenta não pode ser usada para mudar a realidade local, logo, o estado poderia fornecer aparatos para a prática de atividades físicas como por exemplo a construção de um ginásio poliesportivo para a prática de diversos esportes para que as crianças possam, ao sair da escola, não ficarem ociosas em casa e desenvolveram habilidades sociais e de seguir uma carreira atlética se for o caso, porém como a carreira de atleta é bastante competitiva, quem não seguir nessa carreira poderá se interessar por educação física, musculação, treinamento etc, encontrando assim uma forma de renda.

Outra opção seria uma maior oferta da bolsa atleta em nível estadual e federa, uma vez que com poucas bolsas alguns atletas promissores não conseguem treinar nem participar de torneios devido à falta de uma estrutura financeira adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com