TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasília – Prós e Contras

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido III: Brasília – Prós e Contras 

Gilberto Freyre

        O autor Gilberto Freyre trata de Brasília como uma boa ideia com problemas de execução. A nova capital, construída por Juscelino Kubitschek através dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemayer, tinha como intenção se tornar uma nova fronteira econômica no país e criar uma relação mais íntima e dinâmica entre as regiões mais e menos povoadas do Brasil.

        Os arquitetos criaram verdadeiras obras primas nas edificações, mas parece que desequilibraram seus projetos com a busca pela beleza, deixando em segundo plano a funcionalidade das construções. De acordo com o autor, não parece ter sido levado em conta a localização da nova capital, o Palácio Presidencial, por exemplo, era de certo belíssimo, mas tem demasiada entrada de luz, absorve muito calor durante o dia e se mostra indiferente à vegetação local, solo tropical e clima do centro-oeste brasileiro.

        Houveram problemas com os edifícios dos funcionários também, eles não proporcionavam intimidade e isolamento suficientes para os moradores e as acomodações para os empregados domésticos foram comparados a celas de prisão.

        Um grande problema que ficou evidente na cidade com o início das construções foi a negligência de uma questão social em alta na época: o crescimento e evolução das tecnologias alterando a organização social. Esse processo geraria mais tempo para o trabalhador usar de forma recreativa e Brasília poderia ter inovado e focado no lazer da população, mas teve seu espaço empregado de forma antiquada. A escassez de recreações, por exemplo, tem relação com o aumento no número de alcoólatras que surgiram no grupo de operários nas obras de construção da capital, problema esse que poderia ter sido evitado se os arquitetos tivessem trabalhado em conjunto com profissionais da área de ciências sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (21.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com