TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA MODERNISTA DA RUA BAHIA – Gregori Warchavchik

Por:   •  3/4/2020  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

CASA MODERNISTA DA RUA BAHIA – Gregori Warchavchik,

A Casa Modernista de Gregori Warchavchik é considerada uma das primeiras residências modernistas do Brasil, está localizada no Cidade de São Paulo, na Rua Bahia, número 1126, no Bairro do Pacaembu. Tem uma imensa importância histórica, arquitetônica e artística. Foi projetada em 1927, e a obra foi finalizada no ano de 1930; Foi tombada pelo Iphan em 1986.

Quanto a parte da efidicação, são dois blocos de alturas diferentes, sendo um pavimento ultrapassando o tamanho do outro. Cria-se então uma imagem inovadora no seu exterior, com uma articulação dinâmica dos volumes que estão presentes na construção. O bloco mais baixo tem um recuo de dois metros e vinte e cindo centímetros na fachada, já na fachada oposta, o bloco avança um metro e meio em relação ao mais alto, definindo então a face principal da fachada.

Algumas características importantes estão as excelentes soluções de implantação no terreno que é em declive, possui 11 metros de declive; A casa também apresenta um jardim patamar, remetendo a um estilo geométrico, considerado “jardim cubista”, formado por degraus. O projeto mede 5,20 por 10,40 metros, é toda pintada de branco, sem nenhuma decoração, e com pequenas aberturas laterais. Os espaços no interior foram planejados para proporcionar conforto e simplicidade aos moradores; As linhas retas da edificação trazem o grande valor da Casa Modernista, gerando espaços abertos nos ambientes internos, dando espaço para o ar e para a luz.

Na sua Planta original, no lado norte está localizado os dormitórios e parte social da residência; Na fachada sul do edifício há o hall de entrada, com uma alta janela vertical. Por trás da face, está o banheiro e a cozinha, que recebe uma luz pela lateral da construção. Warchavichik ousou não usar a divisão tradicional dos ambientes no qual estamos acostumados (tais como áreas sociais, íntimas e de serviço).

Os materiais usados na construção são: Alicerces em concreto de pedregulho e cimento; paredes em alvenaria de tijolos assentes; revestimento de cal e areia; e cobertura em lajes e tijolos furados intercalados com ferro e impermeabilizados.

IMAGENS:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_Modernista_(rua_Bahia)

https://www.archdaily.com.br/br/764864/classicos-da-arquitetura-casa-modernista-da-rua-bahia-gregori-warchavchik

https://www.infopatrimonio.org/?p=716

https://reliquiano.com/2017/07/10/gregori-warchavchik-as-primeiras-casas-modernistas-de-sao-paulo-e-do-rio-de-janeiro/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (285 Kb)   docx (238.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com