TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: História da Arquitetura e do Urbanismo 02

Professora: Flávia Laranjeira Costa de Assis

ESTUDO DIRIGIDO “POR UMA ARQUITETURA” (LE CORBUSIER, 1923)

- Estudo dirigido: leitura de texto e pesquisa sobre tema. - Trabalho em dupla valendo 1,00 ponto na nota da 1ª unidade. - As respostas devem ser escritas com as suas palavras, e podem conter imagens, fotos, mapas e ilustrações de apoio. - Entrega pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até o dia 01/10/2018.

O texto fornecido aborda a configuração e o tratamento dado às cidades no período conhecido como Idade Média (texto 1 – Lamas) e na época do Renascimento (texto 2 – Calabi). A partir da leitura dos textos, responda às questões abaixo, de acordo com o que é colocado por cada autor (0,50 cada = total 1,00).

“Por uma arquitetura” é um livro que reúne uma série de textos do arquiteto franco-suíco Le Corbusier, compilados e publicados pela primeira vez neste formato em 1923. Trata-se de um ‘livromanifesto’, onde o autor constrói os argumentos necessários à defesa de sua ideia: uma arquitetura moderna de base funcional, racional, adequada às necessidades humanas. A partir da leitura do texto fornecido, procure responder às questões abaixo, explicando as ideias do autor em cada passagem e relacionando-as com o contexto da época.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. 6ª Ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2004.

1) Le Corbusier expressa claramente, em várias passagens do texto, seu descontentamento com os caminhos da arquitetura e das cidades no começo do século XX, que buscavam construir de forma “moderna”, mas compondo e ornando as edificações com elementos do passado. Quais são as bases que ele sugere para a construção de uma linguagem (estética e construtiva) moderna em arquitetura e urbanismo?

2) O arquiteto expressa uma grande preocupação com sua classe profissional e o futuro dos arquitetos nas cidades. Ao considerar o urbanismo como ciência que busca compreender e resolver os problemas urbanos, o autor preocupa-se com as transformações ocorridas nas cidades e com o papel da arquitetura como instrumento de transformação social. Qual o papel da arquitetura e do urbanismo no século XX para Le Corbusier?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com