TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONDOMÍNIO UM, THE SEA RANCH

Por:   •  11/3/2019  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

O texto trata-se de uma leitura projetual de um conjunto de dez unidades residenciais, localizadas no litoral norte da Califórnia, a cerca de 16 km da costa Rochosa em Sonoma County, que leva o nome de “Condomínio Um, The Sea Ranch”. O The Sea Ranch está implantado em uma região montanhosa e com uma extensa área verde. Os arquitetos responsáveis por esse projeto foram Charles Moore, Donlyn Lyndon, William Turnbull e Richard Whitaker.

O objetivo desse projeto era criar um loteamento para serem construídas casas de férias, aproveitando a topografia e atendendo o clima do local, além de serem inspirados em edifícios rurais, galpões agrícolas, porém, com um toque modernista da época.

Identificação de lugar 1

Nessa parte do texto, é possível analisar as questões de identificação de lugar, ou seja, do entorno da edificação. A semelhança que ocorre entre o Condomínio Um com os galpões agrícolas, tinha como intenção identificar o local de maneira “simples e direta”, e é claro, não perdendo a harmonia com esse entorno.

Lawrence Halprin, responsável pelo planejamento de The Sea Ranch, faz desenhos do litoral, apontando os acidentes geográficos do local, “ sendo identificados de acordo com as ideias de refúgio e vista”, ele faz uma interpretação da paisagem em seu desenho. Assim, através dessa interpretação é possível envolver as características essenciais da natureza, e como elas se coorelacionam com as atividade impostas pelo homem.

O local onde o Condomínio Um está implantado, dá uma sensação de que se estivesse em um forte, pois se situa em um declive, com vista para o oceano, sendo sua parte de trás, protegida pela elevação do terreno.

Identificação do lugar 2

Essa vai além do que citado acima, pois também envolve intervenções, o ato de construir.

O Condomínio Um, apesar de localizado num terreno de declividade, não é tão elevado quanto aos terrenos vizinhos. A topografia do local contribui para o acesso de veículos, cuja está locado para uma área que não tem vista para o mar, no pátio norte, já as casas estão locadas no pátio sul, onde recebem a luz do sol e tem vista para o mar.

Então, é apontado a forma em que foram estabelecidos a disposição desses conjuntos de casas.

Conclusão e uma nota sobre o sonho

A forma do Condomínio Um, não passa de um “chalé”, composto por formas irregulares, dispostas diferentes umas das outras, conforme a topografia do local, além de atender as necessidades das pessoas.

Porém, como relatado, os arquitetos lamentavam que a ideia do Condomínio Um não tivesse sobrevivido ao mercado, pois eles preferiam partir para construções isoladas, acabando então com o pensamento de “comunidade”, que era a ideia proposta desde o início do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com