TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE CLAYBSON BOLÃO, CRIADOR DO PROJETO RECICLANDO NO VIÉS DA MÚSICA

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE CLAYBSON BOLÃO, CRIADOR DO PROJETO RECICLANDO NO VIÉS DA MÚSICA

Gabriel Filliph Rodrigues Barros

gabrielfilliphrb@hotmail.com, curso de Jornalismo em Multimeios – UNEB

Nascido em Camaragibe, região metropolitana do Recife, Clayson Bolão de 39 anos é músico, percussionista e gestor cultural. Vindo de uma família carente, passou sua adolescência na praia de Maria Farinha em Recife onde teve a oportunidade de conhecer a precursão aos seus 17 anos através de uma oficina na AACA (Associação de arte cultura de Maria Farinha). Sua primeira trajetória na capital Pernambucana, foi correr atrás de objetivos que pudessem ajudar jovens e crianças em área de vulnerabilidade social. Há 13 anos mora em Petrolina e tem uma trajetória artística e cultural incrível, já passou por vários grupos de bandas musicais e tocou com inúmeros artistas.

No início da sua caminhada, o percussionista começou a ser cobrador de Kombi em Maria Farinha no Recife. Por ser uma pessoa engraçada e extrovertida nas viagens que realizava, surgiu a oportunidade de ingressar no teatro Bonecart, Foi no teatro que Bolão começou sua vida artística como ator e manipular de mamulengos e surgiu a oportunidade de conhecer a percussão, instrumento que para o artista  foi paixão à primeira vista e que deu início a sua trajetória como músico aos seus 15 anos de idade.

Sempre em busca dos seus objetivos, Claybson teve a oportunidade de conhecer Naná Vasconcelos no qual ministrava oficinas com materiais reciclados para crianças e jovens carentes em uma casa beira-mar em Recife. Sempre batalhador, o educador musical caminhava 14km de praia até chegar ao local da oficina para poder participar e aprender com ganhador de oito prêmios Grammy que à partir daí passou a ser sua referência musical. De acordo com Bolão, através de Marcelo Pantera e da banda bruxos da noite, ele chega ao Vale do São Francisco para se apresentar no festival da primavera que era realizado em Juazeiro/BA.

Ao realizar um show de carnaval em Petrolina, interior de Pernambuco com a banda os matingueiros, Claybson passou um mês na cidade e conheceu o gestor do SESC, Janílson Lima. Estando em Recife, recebe a ligação de Janílson para morar no sertão de Pernambuco onde iria trabalhar ministrando oficinas prestando seu trabalho durante sete anos. Bolão foi o primeiro fabricante de instrumentos de percussão com materiais recicláveis no Vale do São Francisco.

O tambor e o maracatu foram muito fortes e presentes na vida dele, através da banda matingueiros onde era integrante. Além dessa longa caminhada, Bolão passou pelos Bruxos da noite, Orquestra esquema novo, terceira idade, matingueiros e Dubaia (seu atual grupo). Além disso, já tocou com Xangai, Maciel melo, Raimundo Sodré, Cíntia França, André Macedo dentre tantos outros artistas.

O Projeto Reciclando no Viés da música teve seu início em 2006 quando seu criador se migrou para Juazeiro e Petrolina na região do Vale do São Francisco. De acordo com Bolão, seu objetivo sempre foi ajudar crianças, jovens e idosos na área de vulnerabilidade e baixa renda social. Sua intenção é de ofertar o desenvolvimento artístico e cultural dos integrantes através da linguagem percussiva ensinando nas aulas práticas a elaboração de instrumentos musicais com materiais recicláveis, mostrando a crianças e adultos a importância da preservação do meio ambiente, tendo como referência os ritmos regionais brasileiros. ‘Eu acredito em tudo que é vivo e se move”, conclui o educador musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com