TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Projeto de Reciclando Para Crescer Reaproveitando o Papel

Por:   •  1/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Daiane Ap. Dias Ancelmo de Araujo                       RA 8203946066

Evelyn do Carmo Silva                                              RA 8062801015

Larissa Torres dos Santos                                        RA 8636266721

Suzana M. F. Da Silva Oliveira                                   RA 8074835939

SANTO ANDRÉ

2016

Daiane Ap. Dias Ancelmo de Araujo                       RA 8203946066

Evelyn do Carmo Silva                                              RA 8062801015

Larissa Torres dos Santos                                        RA 8636266721

Suzana M. F. Da Silva Oliveira                                   RA 8074835939

Atividades Práticas Supervisionadas

ATPS

Trabalho elaborado como exigência parcial para a conclusão do componente curricular Expressão Artística na Educação Infantil, apresentado a Anhanguera Educacional sob a orientação da Professora Doutora Ligiane Raimundo Gomes.

SANTO ANDRÉ

2016

Ideias para as atividades a serem desenvolvidas com as crianças durante o projeto

- Proporcionar aos alunos palestras e atividades lúdicas sobre sustentabilidade;

- Organização de um mutirão com os familiares dos alunos e com toda a comunidade escolar para realizar o plantio de sementes de árvores por todas as dependências da escola e por todo o bairro onde está localizada a escola em ambientes em que seja possível;

- Durante o mutirão conversar com os moradores do bairro sobre a importância da reciclagem do Papel.

- Os recursos financeiros serão destinados a compra de sementes das arvores e na compra de matérias que possibilitariam o reaproveitamento do papel, para serem utilizados pelos alunos e por toda a equipe da escola, como por exemplo uma máquina de picotar papel, tinta, cola que serão utilizadas nas atividades, entre outros;

- Realizar com os alunos atividades de ARTES que estimulem o reaproveitamento e a reciclagem de papel, como por exemplo esculturas de papel mache, pintura, recorte e colagem, cartões, agendas, bloquinhos, caixa de presente, flores, e ensina-los a como fazer papel reciclado (reciclagem caseira)

- A secretária priorizará o armazenamento de documentos em arquivos no computador, os quais não forem possíveis serão impressos em papeis reciclados

-As provas e atividades serão impressas em papeis recicláveis.

- Implantar na escola e no bairro a coleta seletiva (Papel, plástico, vidro, metal, orgânicos e não recicláveis)

- Implantação de um posto de coleta de papeis dos seus mais diversos tipos na Escola.

Termo de Referência (TR)

  1. Introdução

Os papeis são um dos produtos mais utilizados nas tarefas do nosso dia-a-dia. Quando não estão sendo mais utilizados, podem passar por um processo de reciclagem que garante o reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores, quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. O papel reciclado tem basicamente todas as características do papel comum, a reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Para o processo de reciclagem do papel e fundamental a separação da coleta seletiva, em muitas empresas, escritórios, escolas e condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel, destinados a coleta seletiva. É possível reaproveitar vários tipos de papeis, como por exemplo papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, papel crepom, entre outros. Reutilizar ou reciclar papel é uma forma simples e eficiente de contribuir para a redução dos impactos ambientais. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é evitar o desperdício através do uso consciente desses recursos com atitudes sustentáveis como por exemplo, reutilizando as sobras de papel para fazer rascunhos e anotar bilhetes, recusando folhetos de propaganda que não sejam do seu interesse, comprando papeis e produtos reciclados e dando preferência aos produtos que utilizam pouca embalagem ou embalagens reutilizáveis ou recicláveis.                                                              São conceitos como esses que visamos alcançar através do Projeto: Reciclando para Crescer – Reaproveitando o Papel, através de atividades lúdicas e palestras sobre sustentabilidade, conscientizar nossos alunos e nossa comunidade sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos sólidos, chegando a aplicar na prática os conceitos adquiridos durante o projeto. Por meio da disciplina de artes, os alunos reciclarão e utilizarão esses materiais em diversas atividades, como pintura e desenho, recursos esses que antes eram descartados de maneira desordenada e inconsciente e aprenderão a colaborar para o crescimento dos recursos naturais.

2) Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo a reciclagem do papel consumido e descartado na unidade escolar e a conscientização de toda comunidade escolar e a população da cidade Tupinaré ao tema educação ambiental, estimulando a mudança de comportamento com relação ao reaproveitamento e a reciclagem do papel, utilizando técnicas de educação artística na Educação Infantil.

Além de repensar o uso consumista e a importância da utilização de maneira racional de todos recursos naturais.  Assim resultar tanto na diminuição da produção e no destino correto de descarte como na reposição desses recursos retirados da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (967.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com