TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO URBANO E MERCADO IMOBILIÁRIO DA GRANDE GOIÂNIA

Por:   •  11/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Departamento de Artes e Arquitetura

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Estudos Sociais sobre a cidade

CRESCIMENTO URBANO E MERCADO IMOBILIÁRIO DA GRANDE GOIÂNIA

Orientador: Mestre José Eduardo

Alunos: Camila Dias, Carolina Gama, Thaís Souza,

Ana Ziliotto, Gabriela Leal e Wesley Morais

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa exprimir a Nova dinâmica do mercado Imobiliário na grande Goiânia nos últimos 10 anos; e quais são os impactos no âmbito da construção civil. Assim, procura-se ilustrar tais situações em gráficos e fotos comparativas.

Crescimento Urbano e Mercado Imobiliário no Brasil

Em 1964, na ditadura militar, ocorreu a primeira iniciativa brasileira de criar uma política habitacional. Foi editada uma lei (lei n° 4.380/64) que instituiu o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o BNH (Banco Nacional da Habitação) e a correção monetária nos contratos imobiliários, além de outras medidas.

A partir dessa época o Governo Federal passou a comandar essas políticas de habitação e coordenar ações, para estimular a construção e o financiamento, tanto de órgãos público quanto privados.

Após essa primeira iniciativa, o Brasil passou por uma crise no final dos anos 70 que redefiniu algumas normas relacionadas à habitação, diminuindo consideravelmente o crescimento urbano e o mercado imobiliário nessa época. Esse momento de baixa durou até 2003, ano em que foi criado o Ministério das Cidades e a aprovação da Política Nacional de Habitação (em 2004).

Após esse reinício de crescimento e investimento da área urbana/imobiliária do país, em 2007 foi lançado o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que em 2009 foram contratados R$41,8 bilhões dentro do PAC, dos quais 83,9% foram destinados a obras de habitação.

Com isso pode-se concluir que o “BOOM” Imobiliário que ocorreu nesse momento foi causado diretamente pelo alto investimento do PAC que reservou uma grande parcela dos recursos para a habitação.

O PMCV foi concebido como uma das medidas anti-cíclicas pra manter o ritmo de crescimento econômico que o país já obtinha, o que demonstra a intenção do Estado em intervir no mercado para que o mesmo não entrasse em crise. E notando que a construção civil tratava-se de um pilar que poderia fortalecer ou no mínimo manter o nível que a economia havia alcançado, investiu-se nela. Consquistando segundo vários dados, baixos níveis de desemprego e o quadro de que 70% dos brasileiros tem casa própria nos dias atuais(Fonte: Jornal da Globo dia 22/11/2012).

Nunca no Brasil se vendeu tanto imóveis quanto nos últimos 5 anos. Em 3 anos, os imóveis em São Paulo tiveram uma alta de 85% no valor da compra, enquanto o aluguel subiu menos de 40%. No Rio de Janeiro duplicou em 114% na compra de 73% no aluguel. Um dos motivos principais da alta dos imóveis é a localização em que eles se encontram.

É interessante observar a citação do texto: “Demanda habitacional no Brasil / Caixa Econômica Federal. - Brasília : CAIXA”, em 2011:

“A produção de imóveis residenciais impulsiona a economia e

proporciona oportunidades de desenvolvimento para o país. No

PMCMV, foram contratadas mais de um milhão de unidades habitacionais

de abril de 2009 até 2010. Estas obras geraram milhares

de empregos e representaram uma significativa contribuição

para o aquecimento da economia, minimizando os efeitos da crise

financeira internacional no Brasil.”

O Crescimento urbano e o mercado imobiliário na grande Goiânia

Durante os últimos 20 anos o crescimento urbano da capital passou a ter uma nova dinâmica dada pelo Mercado Imobiliário. Havendo varias justificativas para tal, conforme citado no texto “Dinâmica imobiliária e nova paisagem urbana da RM de Goiânia: o impacto da produção de Alto nível” – Dr. Aristides Moyses: as novas formas de atuação mercadológica; em novos padrões de empreendimento, por conta dos novos estilos de moradia e da presença do capital estrangeiro sendo inserido nas parcerias com empresas locais.

Tais razões que geraram esta nova dinâmica no mercado imobiliário demonstram o claro crescimento e desenvolvimento da capital, bem como esclarecem sua maior consequência, a geração de novos programas de necessidades, onde estes solicitam, por exemplo, no que tange a construção, novos métodos de construir, mais rápidos e mais eficientes.

Isto se trata de um retrato do desenvolvimento do país (sendo inserido no ranking internacional como a 6º maior potência econômica do mundo) nos últimos 20 anos. Ilustrando propriamente a efetiva inserção do capitalismo nas “novas” capitais, como Goiânia, que ainda tem forte atividade agropecuária.

Em função deste desenvolvimento ocorre uma migração para a Capital e muitas vezes, como veremos nos gráficos a seguir, o m² na mesma é mais caro do que nas suas cidades satélites, sendo assim é comum encontrar cidadãos que trabalham na capital e residem na RM.

O aumento da movimentação no mercado imobiliário aumentará as oportunidades de trabalho na área da construção civil. Conforme dados do Cadastro Geral de empregos – Caged/MTE, entre 2003 e 2008 observa-se sobre a quantidade de empregos oferecidos: de 2003 a 2004: 1938 vagas são incrementadas; no final de 2005: 3690; já em 2006 o saldo foi negativo: 658 vagas; agora, em 2007 a construção recupera o saldo e alcança 5000 vagas; e continua se acentuando chegando a 16780 vagas em 2008 (o que confirma o momento de BOOM na construção civil Goianiense, segundo alguns críticos).

Então nota-se que esta nova dinâmica do mercado imobiliário vem gerando mais empregos e comprova a realização da intenção do Estado ao investir na Construção civil.

Imagem 1. Venda de Imóveis

Imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com