TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Interpretação

Por:   •  4/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA E URBANISMO

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA

DISCENTE: MARIA AMANDA

TURMA/TURNO: 33M

SOBRAL – CE

2015

[pic 1] 


[pic 2]


Centro de Interpretação da Natureza

 Os centros de interpretação são espaços cuja principal função é inclusão social, oferecendo condições para que todos tenham acesso a arte e a cultura local. No qual sua finalidade é apresentar aos que visitam a cultura e a história da cidade. E conscientizar da importância de conhecer, entender e preservar o passado.

 Entretanto é lançado uma desafio: conceber um espaço que saia do tradicional, não será só mais um “museu tradicional”. Um espaço que proporcione sensações, dando ênfase a natureza e o entorno do edifício.

A Cidade

Camocim faz parte de uma área com rica história de conflitos entres indígenas nativos e europeus, tais como franceses, holandeses, ingleses e portugueses. Camocim é uma cidade com forte potencial turístico, conhecida nacionalmente por suas belas praias e dunas.

O Lote

O lote a ser trabalhado fica um pouco afastado do centro urbano. Podendo até se disser que fica localizado numa parte mais “abandonada” da cidade.

Programa de necessidade

Museu:

AMBIENTE

ÁREA EM m²

Zona de Acesso

55

Área de Exposição

420

Salas Multimídias

120

Escritórios de Administração

50

Banheiros

35

Armazém

50

Sala de Instalações

20

Cafeteria

170

Hotel

300

O projeto

 O tema proposto foi cultura indígena. Desse tema tomei partido das pinturas corporais indígenas. O museu tem sua forma similar a letra Z. O pavimento térreo é composto por dois blocos, no primeiro bloco funciona a recepção e a parte administrativa do museu, no outro funciona uma cafeteria. O segundo pavimento é composto por duas salas multimídias, uma biblioteca e o salão de exposição.

 Para o hotel tomei partido do entorno do terreno, das casas dos pescadores que tem entradas diretas para o rio. O pavimento térreo do hotel é composto por recepção, sala de administração, e um pequeno restaurante. O segundo pavimento é composto por 12 quartos, todos com banheiros individuas. Sendo 8 quartos com varanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (951.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com