TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Fourier (Biografia)

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 2

BIOGRAFIA

[pic 1]

François Marie Charles Fourier foi um filosofo, economista e político francês nascido em Besançon. Um dos mais radicais socialistas utópicos na França, idealizador das comunidades cooperativas ideais, conhecidas como falanges que seriam abrigadas por edificações chamadas de Falanstérios.

Filho de um modesto comerciante de tecidos, se mostrou mais interessado na arquitetura e no desenvolvimento da sociedade do que nos negócios de seu pai, tentando ingressar na Escola de Engenharia Militar e converter-se engenheiro, tendo suas aspirações frustradas ao descobrir que a instituição só aceitava descendentes de nobres.

Em 1781, com o advento da morte de seu pai, assumiu os negócios mesmo contra a sua vontade e utilizou a herança para expandir os negócios e viajar pela Europa.

Mais Maduro, Fourier chegou a servir ao exército durante a campanha militar do exército republicano na Alemanha e mais tarde participou da revolução francesa, onde de início simpatizou com as ações populares e o movimento que derrubou a monarquia em seu país, porém o desenrolar da revolução fez com que o autor reavaliasse o processo revolucionário e se tornasse descrente em relação à luta política e a forma como ela era praticada, iniciando sua busca a fim de descobrir o caminho para a mudança da sociedade.

A partir daí, passa a propagar suas ideias e escrever sobre questões sociais e econômicas, ao mesmo tempo em que formulava a defesa da existência de uma ordem social natural, influenciado pelo idealismo de Rousseau. Fourier propunha que uma sociedade não repressiva se organizasse em comunidades chamadas falanstérios, uma espécie de edifícios-cidades onde as pessoas trabalhassem apenas no que lhe desse prazer, a distribuição dos bens se desse conforme a necessidade, a educação se adaptasse às inclinações de cada criança e não existissem restrições morais à prática de sexo.

Ainda que a crítica seguisse no movimento contrário às suas propostas, pouco a pouco Fourier foi atraindo leitores, admiradores e um número significativo de mulheres que se aproximavam devido à forma como o autor ressaltava a importância da participação feminina de forma equivalente à dos homens. Dessa forma, cada vez mais Fourier acreditava na necessidade de pôr a prova seu modelo, entretanto, houve umas poucas tentativas que fracassaram.

Fourier morreu em 1837 na esperança que algum magnata capitalista financiasse o seu projeto de sociedade ideal. Após sua morte, ocorreram várias outras tentativas de falanges experimentais ao redor do mundo.

Seus grandes livros foram a Théorie des quatre mouvements et des destinées générales (1808) e Traité de l'association agricole domestique (1822) e sua doutrina antecipou, em diversos aspectos, o socialismo marxista e a psicanálise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (84.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com