TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colégio Gerardo Molina - Colombia

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio Gerardo Molina

Arquiteto : Giancarlo Mazzanti

Localização : Cra 141, Periferia de Bogotá, Colômbia

Área : 8000 m²

Ano Projeto : 2007

Construtora: Castell Camel

Orçamento Total : US 1.850.000

“Elaboramos um projeto urbano com centralidades setoriais onde os equipamentos também podem ser usados pelas pessoas do bairro sem afetar o funcionamento da escola” diz o Arquiteto

-Sua volumetria cria áras de praças e convívio externos.

-Biblioteca, auditório, café e as salas de apoio para as atividades de bairro com acesso público.

-Não utilização de muros.

- A modulação de volumes cria um amplo espaço interno de lazer também de acesso ao público.

É um projeto que tem como característica o projeto urbano, utilizando a biblioteca, auditório, café e as salas como um apoio para as atividades de bairro, além de criar espaços de convívio e praças.

Para que seja um projeto agradável no âmbito urbanístico, a escola não é circundada por muros, fazendo com que haja uma “quebra” no pensamento de que os edifícios escolares tem que serem fechados. A sua implantação foi pensada para que não necessite de muros, implantando os edifícios para que redefina o acesso dos pedestres, acoplando assim áreas verdes, além de garantir o funcionamento e a segurança do público, no horário não escolar.

O projeto é baseado em um sistema modular o qual pode ser reproduzido em diversas escalas e situações, independendo do terreno topográfico, urbanístico, insolação ou em relação ao seu programa, realizado por meio de um conjunto de procedimento chamado de Protocolos e a sua construção a partir de um sistema de agrupação em cadeia, chamado de Sistema Adaptativo), que é capaz de mesclar e atuar sobre o projeto.

O sistema adaptativo é um sistema de construção baseado na combinação de módulos, relacionando-os mutuamente, visto como uma construção em cadeia, produzindo assim um sistema de cadeia de elementos que configuram novos espaços, como espaços em diagonais, surpreendendo assim os visitantes e estudantes do colégio, criando praças, ruas, jardins e áreas arborizadas no espaço externo.

O protocolo desenvolve uma proposta legislativa para estabelecer regras operacionais, visando dois objetivos, sendo o primeiro as salas de aula especiais, potencializando essas áreas de acordo com as vistas, iluminação, ventilação, comunicação etc.

O projeto é dividido em :

Salas de Aula, com um modulo (1a) de 3 salas de aula no primeiro andar e outro bloco (1b) com sala especiais e sala dos professores, no segundo andar.

Conectores, sendo um conector reto (2a), possibilitando conexão em linha reta, conector de 130 graus (2b) possibilitando a troca de sentido na circulação e conector de 30 graus (2c), possibilitando permitindo curvas fechadas, em terrenos planos e inclinados.

Módulos de remate (?), que são elementos que permitem a apropriação do serviços da escola com a comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com