TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  101 Visualizações

A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, constituída por funcionários de uma empresa que zelam pela saúde e segurança do trabalho, além de exercerem sua função no qual foram contratados. Tem como objetivo capacitar, orientar e alertar todos trabalhadores por meio das normas de segurança do trabalho.

Segundo a entrevista com técnico Wellinton Vieira, morre 1 trabalhador a cada 10 minutos. O técnico relata que no Brasil, existem milhares de acidentes no trabalho que causam grandes prejuízos não apenas ao trabalhador que sofre o acidente, mas também para a sua família, empresa e também para o governo brasileiro, ou seja, trata-se de uma situação em que todos os envolvidos perdem. Por conta disso a CIPA deve existir para diminuir esta estatística e trabalhar a favor do colaborador, visando garantir a segurança do mesmo, sem que o emprego lhe prejudique de alguma forma.

Há também muitas vantagens de ser um Cipeiro, tais como ter o direito a estabilidade no período de 1 ano + 1 ano após o termino do mandato. Suas principais funções são fiscalizar a empresa e suas condições de trabalho, devem ainda, estar atentos ao estado de conservação dos equipamentos e maquinários para garantir a saúde e bem-estar de todos.

A presença da CIPA é fundamental, pois ajuda na organização e fiscalização dos ambientes de trabalho, por meio desse conselho podem ser apontadas falhas e soluções que visam reduzir o número de acidentes e doenças causadas pelo trabalho, assegurando assim a vida de todos os colaboradores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com