TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação San Carlo e Sant Andrea

Por:   •  30/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Localizada em Roma, a igreja de Sant'Andrea Al Quirinale, foi projetada pelo arquiteto Gian Lorenzo Bernini. A fachada é um desenvolvimento do pensamento de Miguel ngelo, no qual a ordem jônica foi posta em movimento, contornando a forma oval da igreja e se projetando através das pilastras coríntias colossais para formar um pórtico. Seu interior foi composto a partir de um sistema de curvas traçadas segundo um modelo geométrico complexo.

A Igreja de San Carlo alle Quattro Fontane foi criada por Borromoni, que fez um edifício geometricamente complexo e serpentino, contorcendo-se em torno de uma cúpula oval requintada no interior. Ela Possui planta longitudinal complexa. Na fachada, no nível térreo e sua cornija fornecem o tema principal côncavo-convexo-côncavo, enquanto o nível superior o tema principal é o côncavo-côncavo-côncavo. Assim, é criado um jogo de sombras através da alternância do côncavo e do convexo, que refletem a luz de maneiras únicas e criativas. Durante a passagem do dia, algumas áreas são iluminadas enquanto outras ficam mergulhadas nas sombras.

Ambos edifícios apresentam planta em elipse, no entanto, diferente da elipse de Bernini, que busca um efeito de alargamento da visão, a elipse de Borromini é o resultado de uma contração do espaço.

Na Igreja de San Carlo é possível observar a combinação de elementos opostos, que impõe uma condição de movimento à visão, ao invés de uma visão única e ampla do espaço, como é o caso da Igreja de Sant Andrea, que é definida com linhas curvas orgânicas e uma interpretação complicada das formas geométricas.

O barroco de Borromini não é o mesmo que o barroco “clássico” como o de Bernini. O barroco de Borromini é uma forma mais proeminente e carregada do barroco, com suas formas estranhas e sua forma “bruta” de imprimir os efeitos de luz e sombra. Enquanto que, com Bernini, tenta-se encaixar o barroco na tradição clássica, nas proporções e na simetria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com