TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto Acúctico

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

PAISAGISMO

Com o passar do tempo e com a evolução das cidades, o homem acabou se afastando da natureza e dos seus benefícios. A implantação de uma intervenção paisagística no cotidiano urbano nada mais é do que uma tentativa de trazer de volta a natureza no desenho da cidade.

A arquitetura e o paisagismo acabam por se completarem, realçando formas, trazendo suavidade ao dia a dia corrido das grandes cidades, disfarçando as imperfeições. Além de proporcionar meios para a manutenção de um planeta sustentável com maior qualidade de vida, sugerindo os jardins verticais, telhados verdes e aplicação do verde em diferentes ambientes se tornam cada vez mais indispensáveis.

O Paisagismo vai muito além da simples ornamentação de um ambiente, é a técnica de se promover um projeto com planejamento e preservação de espaços livres, urbanos ou não, implantando paisagens funcionais e agradáveis, prezando o conforto e a sustentabilidade.

O paisagismo no Brasil chegou já um pouco tarde se compararmos aos outros locais onde ele foi implementado. Os primeiros grandes espaços verdes só apareceram no século XVIII, com raras exceções. Teve seu auge no século XIX, com o nascimento de cidades de grande e médio porte, sob influência europeia, francesa e inglesa e, sob forte influência nacionalista, assumiu uma identidade própria.
O surto de nacionalismo que ocorreu no pós-guerra estabeleceu o marco do paisagismo no país. Assim, seguindo essa linha, as idéias do famoso e conceituado paisagista Roberto Burle-Marx, chegariam aos jardins defendendo o uso da flora tropical. Hoje em dia, os paisagistas brasileiros se inspiram nos seus grandes e magníficos jardins tropicais.

O paisagismo e a sustentabilidade tendem a caminhar juntos, um paisagismo sustentável é aquele que se adequa à realidade onde está implantado e preza pelo equilíbrio entre a sustentabilidade integrada a arquitetura, os usuários e a natureza, viabilizando a prática de atividades de lazer direcionadas ao público, favorecendo o plantio de espécies nativas e com significado ambiental.

Analisando o paisagismo sob o contexto social, observa-se como princípio considerar a área verde como um espaço de educação ambiental com a criação de espaços que compõem o meio. Sob o ponto de vista cultural, prioriza a preservação do patrimônio valorizando a memória local sugerindo de forma harmoniosa uma área verde integrada a edificação existente, levando em conta as características primitiva destas, conectando a vegetação local, os recursos minerais e os recursos humanos (artesanatos e esculturas).

No campo econômico, o paisagismo sustentável adota o planejamento eficiente, quando seleciona materiais de baixo custo para a execução dos projetos, valorizando o seu ciclo de vida, e a inserção de plantas nativas para evitar a necessidade de frequente manutenção e menor demanda de água. Na questão ambiental, em fim ...considerar as condições climáticas da região é tido como mais importante, como por exemplo aproveitar as condições hídricas, de ventilação e de permeabilidade.

Alguns exemplos de sustentabilidade em Jardins:

  1. Implantação de um sistema de reaproveitamento da água para irrigação de jardins
  2. Aproveitamento das espécies de plantas que já existem no local;
  3. Utilização dos espaços em que   haja luz solar direta para as plantas que necessitem, e locais de sombra para aquelas espécies que não necessitem receber luz solar direta por muito tempo;
  4. Emprego de elementos que tenham papel ecológico, incentivo da reciclagem de materiais, tais como madeira de demolição e pisos que proporcionem drenagem, produtos biodegradáveis, madeiras certificadas, o uso de “telhados verdes” feitos com espécies específicas, para maior conforto térmico do local.

Os projetos de paisagismo sustentável agregam a beleza e o conforto ao respeito pelo meio ambiente, visto que valorizam o uso de recursos naturais de maneira consciente, proporcionando maior qualidade de vida ao ambiente, conscientizando a população da importância da preservação do meio ambiente, contribuindo assim para um planeta melhor para as futuras gerações. Dentre tantos benefícios podemos citar ainda o baixo custo de manutenção, o conforto térmico e a valorização estética do imóvel.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com