TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto térmico dos espaços do nosso dia-a-dia.

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

Conforto térmico dos espaços do nosso dia-a-dia.

Assiste-se hoje a uma acréscimo de intervenções ai nível do isolamento térmico e acústico, tanto e novas construções como em obras de reabilitação, e a um afluir de novos materiais e sistemas no mercado de construção.

O desenvolvimento a que assistimos nas últimas décadas da sociedade em geral refletiu-se na subida do nível de vida da população. Como tal, passávamos a ser mais exigentes, um dos aspectos que evidencia esta exigência é a preocupação crescente com o conforto térmico e acústico dos espaços que normalmente utilizamos no nosso dia a dia.

Até há pouco tempo não existiam preocupações neste domínio, pois as soluções existentes praticamente resumiam-se a solução de caixa-de-ar, assiste-se hoje a um acréscimo de intervenções ao nível do isolamento térmico e acústico, tanto em novas construções como em obras de reabilitação, e a um afluir de novos materiais e sistemas no mercado de construção.

A problemática do isolamento térmico resume-se, essencialmente, aos seguintes aspectos: Necessidades de aquecimentos durante a estação fria; Necessidades de arrefecimento durante a estação quente; Intensificação do consumo de energia em sistemas de climatização e situações de patologias mais ou menos graves, devidas à ocorrência de humidade de condensação na superfície interior de elementos de envolvente.

As condições ambientais, em particular, a temperatura ambiente, têm uma forte influência sobre o bem-estar habitacional e profissional.

Durante a estação fria, um local que não esteja corretamente isolado, pode proporcionar uma sensação desagradável de desconforto, mesmo que se gaste quantidades consideráveis de energia em aquecimento, as paredes desses local permanecerão continuamente frias, tendo como consequência uma perda excessiva de calor por radiação do corpo humano. Este aspecto tem particular interesse ao nível do desempenho profissional, pois estima-se que as perdas do rendimento inicial rondam os 25% a 30% devido ao mal- estar provocado por este efeito.

Já no verão a questão é colocada ao contrário. Um local que não esteja devidamente isolado, pode tornar-se excessivamente aquecido como consequência da falta de inércia térmica em conjunto com a forte transmissão de calor gerada através das paredes e coberturas, sobreaquecidas pelos raios solares. Desta forma, a temperatura interior pode, em certas ocasiões, ultrapassar a temperatura exterior à sombra. Assim, é essencial a aplicação de isolamento térmico, pois este faz a diferença entre um local isolado e não isolado.

Propriedades de um isolamento térmico:

- Baixo coeficiente de condutibilidade térmica, para que o material resista à passagem do fluxo de calor.

- Não absorve humidade, pois mesmo em pequenas percentagens, esta contribui para o aumento de coeficiente de condutibilidade térmica e também para provocar a deterioração e apodrecimento de material isolante.

- Resistir à deformação de modo, não só a proporcionar uma base firme aos matérias de acabamento, como também a resistir a esforços, por vezes consideráveis, a que está submetido. Convém também que o material se adapte facilmente, sem fraturar, a qualquer deformação imposta por assentamento da construção.

- Estrutura estável, isto é, as suas propriedades físicas e químicas não se deverão alterar com o passar do tempo sob a ação de agentes a que estejam submetidos, como a humidade e o calor, animais, micro-organismos, etc.;

- Colocação fácil e rápidas

- Difícil combustibilidade.

Vantagens do isolamento térmico:

Redução ao mínimo das perdas de calor, economia de energia, ação retardadora de isolante térmico sob o fluxo de calor para o exterior, permite uma redução no funcionamento de instalação de aquecimento. Economia na exploração e custo de montagem.

Climatização dos locais devido ao seu efeito regulador da temperatura ambiente.

Facilidade de manutenção de temperaturas amenas no inverno, e frescas no verão, suprimento as sensações de mal-estar provocadas pelo frio e pelo calor.

Permite o estudo, determinação, e colocação em pratica de quadros de temperatura devidamente calculadas para o melhor desenvolvimento do processo produtivo, assim como para a melhor conservação dos produtos ou matérias armazenados.

(Espaço foto)

Matérias Isolantes:

De entre a variedade de materiais e sistemas para isolamento térmico ou acústico disponíveis de construção, destacam-se os:

- Poliestirenos expandido:

Boa resistência ao envelhecimento, bastante leve, manuseamento simples, assim como o corte e fixação. O excelente comportamento térmico e privilegiada relação custo/benefício, tornam o EPS num dos mais conhecidos e mais procurados materiais para solucionar, não só, inúmeros problemas de isolamento térmicos, mas também, acústicos e de humidades.

(Espaço para foto)

- Poliestirenos extrudido:

É o material mais utilizado com o propósito de isolar termicamente as habitações, tanto a nível de reabilitação, como em novas construções, pois possuem uma estrutura rígida e uniforme.

(Espaço foto)

- Poliuretanos:

O poliuretano é um polímero da família dos poliuretanos, predominantemente utilizado na técnica do isolamento térmico. Trata-se de um material plástico celular fabricado como matérias-primas de alta qualidade e aplicado “in situ” por um sistema de mistura das mesmas em estado líquido através de um equipamento apropriado que os projeta ou vaza nas superfície a isolar.

(Espaço foto)

- Lãs Minerais:

Produtos naturais, inorgânicos e minerais- têm qualidade garantida por múltiplos controlos, sobre o processo de fábrica, sobre as matérias-primas e sobre os produtos acabados. Estes produtos visam responder a solicitações de isolamento térmicos e acústicos, adequadas nos setores da construção civil e industrial.

A lã de rocha apresenta- se sob a forma de placas ou mantas (aglomerados flexíveis), sendo constituída por fibras de lã de rocha aglutinadas como resina sintética termo endurecida, apresentando-se frequentemente revestidas como papel Kraft, ou com alumínio, ou simplesmente sem revestimento.

(Espaço foto)

- Derivados da cortiça:

O aglomerado expandido puro é um material com excelentes características de isolamento térmico, acústico, e anti-vibratico de edifícios, para qualquer condições ambiental e climatérica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com