TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSIONAMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA SALA DE ESTAR/JANTAR

Por:   •  30/6/2019  •  Exam  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

DIMENSIONAMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA SALA DE ESTAR/JANTAR

Cabe ao Arquiteto à elaboração do projeto da edificação como esclarece a NBR 13.532 que define qual será o sistema construtivo podendo ir do tradicional concreto (moldado in loco, pré-fabricado, protendido, lajes nervuradas, etc.), aço (steel deck, vigotas pré-fabricadas, treliças, etc.), madeira, alvenarias, bambu, etc. A estrutura é a parte essencial do projeto de arquitetura a qual permite ao arquiteto selecionar uma melhor adequação as variedades de materiais.

Além disso, a viabilidade econômica e técnicas disponíveis são responsáveis por um sistema estrutural de escolha variada tirando o máximo aproveitamento pré-dimensionado, podemos utilizar simplificações que auxiliam a ter noção da ordem de grandeza das estruturas adotadas e como também as devidas adaptações futuras para mobilidade reduzida.

Dimensionamento para sala de estar

[pic 1]

[pic 2]

Banco em alvenaria com almofada de 8cm e altura de 40cm

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Dimensionamento para permanência e fluxo de pessoas na sala de jantar

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Dimensionamento para mesas

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

Dimensionamento para sala de Estar e Jantar

– Portas: a de entrada no imóvel costuma ser a mais larga, com 80 cm. Neste e nos demais ambientes, é fundamental deixar desimpedido o ângulo da abertura – só dispense essa recomendação no caso de modelos de correr.[pic 19]

– Circulação: 60 cm bastam para uma pessoa transitar sem aperto, portanto, tente manter essa medida em todas as áreas de passagem. Se receber a visita de um cadeirante, você precisará afastar os móveis. Estabeleça um corredor de 1 m de largura sem barreiras. A distância supera a de outros cômodos para garantir a mobilidade de duas pessoas.

– Jantar: a mesa quase encostada na parede libera mais espaço para a movimentação e possibilita até mesmo que um aparador ocupe a parede em frente, deixando uma largura disponível de 1,35 m. Note que entre um dos pares de cadeiras e a parede atrás dele sobram 60 cm, intervalo que proporciona conforto quando alguém se senta ou se levanta – caso as cadeiras tenham braços, aumente essa distância em 20 cm. Do lado oposto, a outra dupla de assentos está de costas para o acesso aos quartos. Por essa razão, ali deve ser deixado um caminho de 80 cm, a fim de não prejudicar a circulação mesmo quando alguém empurrar a cadeira para trás.

– Estar: para incluir uma mesa de centro em salas estreitas, só abrindo mão do padrão recomendado de 60 cm livres. Entre a mesinha e o sofá, e entre ela e a poltrona, a distância mínima aceitável é de 40 cm – ainda assim, será preciso passar de lado caso alguém esteja sentado. Se o rack tiver gavetas, que se estendem por cerca de 30 cm quando abertas, você necessitará deixar um intervalo maior, de 50 cm, desse móvel até a mesa.

– Sofá: entre o braço do estofado e a parede vizinha devem restar 10 cm, respiro suficiente para abrigar a cortina. A mesinha lateral também fica afastada alguns centímetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (275.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com