TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definindo Meio Ambiente/Natureza/Paisagem

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Artística

  1. Definindo Meio Ambiente/Natureza/Paisagem:

O meio ambiente, também configurado apenas como ambiente, se caracteriza por englobar todas as coisas vivas e não-vivas existentes no planeta Terra, e estes podem afetar os ecossistemas e a vida dos seres humanos. Desta forma, podemos dizer que é basicamente o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

a natureza é tudo aquilo que tem como condicionante o fato de ser natural, ou seja, em todo o meio ambiente existente, é aquela que não teve/tem intervenção antrópica. Portanto, passa a existir um significado mais amplo: a natureza corresponde ao mundo material. O crescimento das populações o aumento de consumo ligado a tecnologia, a escala global, uma proliferação de resíduos que contaminam o ambiente que afetam o ecossistema. Além disso, ela é a fonte de inúmeras coisas necessárias em nossas vidas, como a disposição de vários minerais imprescindíveis na fabricação de todos os bens que usamos no dia a dia.

E por fim, a paisagem, que pode ser natural ou não. A natural, é aquela que se origina da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação e formações geológicas. A paisagem construída pelo homem, a humanizada, se configura como aquela que sofreu/sofrerá transformações, e grandes exemplos são edificações arquitetônicas, ou até mesmo o projeto de paisagismo. A característica de uma paisagem depende da intensidade de modificações humanas podendo ainda ser classificadas como paisagens agrícolas, minerais, industriais e urbanas.

Uma outra definição de paisagem, a caracteriza tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca.

 Porém, o ser humano, vulgo ser vivo, mesmo sabendo de todos os benefícios que a natureza nos fornece, ainda tem o pensamento medíocre de ser egoísta, pensando apenas em seu benefício próprio, mesmo que este, consequentemente destrua a natureza. Desta forma, quando pensamos em planejamento urbano, este também influência o meio ambiente, assim como também é influenciado por este. Portanto, para este processo de planejamento, existem questões ambientais com grande relevância, já que é possível prever usos e impactos e fazer um zoneamento da região de forma que cada atividade interfira o mínimo possível nas atividades vizinhas e no meio ambiente. Levando as condições ambientais em consideração, nos ajuda a preservar de maneira possível os recursos naturais e a capacidade de o ambiente se recuperar dos danos causados pela urbanização, além de estar proporcionando um bem-estar maior à população. Na teoria, tudo está indo muito bem, mas para que a pratica seja perfeita e possamos ver os resultados e estes serem crescentes cada vez mais, é necessária uma maior harmonização na Constituição Brasileira entre o Plano Diretor o o RIMA (Relatório de Impacto Do Meio Ambiente), para que não ocorram barreiras para a execução dos objetivos propostos nos Planos Diretores.

  1. A Compreensão dos mecanismos e dispositivos de abordagem do meio ambiente vivido e construído.

Nos dias de hoje, estamos vivendo um grande processo de conscientização do meio ambiente, onde a preservação do mesmo, é o lema principal. Definir meio ambiente, e suas devidas dimensões é um passo fundamental para saber a concepção certa de sustentabilidade, e então poder realizar o lema do processo de conscientização. Porém, essa definição passa a ser complexa a se pensar e para todos compreenderem, já que as pessoas se preocupam com assuntos que abordam a preservação, mas não efetuam as soluções pesquisadas, gerando uma hipocrisia e “utopia”. Desta forma, para conseguirmos evoluir e obter resultados, a compreensão precisa passar por um processo evolutivo, onde o ser humano tome atitudes que sejam relevantes e não apenas planejar a preservação do meio ambiente.

  1. Formas de pesquisas e abordagem do meio ambiente

Devido à grande crise ecológica que estamos enfrentando, vemos que cada dia mais, projetos escolares que tem como destaque o meio ambiente, conjugando a vida humana com harmonia com a “saúde” do planeta. Além disso, os temas relacionados ao meio ambiente entram na escola, via de regra, por meio das disciplinas ciências e biologia. Sendo assim, guardam forte relação com o saber de referência da ecologia e, em geral, os temas desta natureza entram como parte do conteúdo formal de ensino.

        Porém, a educação ambiental pode ser entendida também como toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Portanto, sua aplicação não se restringe apenas ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com