TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Degradação e Conservação Ambiental

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

Impactos ambientais no município de Santarém, destacando o igarapé do Irura, com relação do crescimento desordenado da população.¹

Aline Danielly2, Diana Andrade2, Jadson Vieira2, Jheiza Nogueira2, Luíza Helena³, Reginaldo Abreu4.

Resumo

O município de Santarém fica localizado no oeste do estado do Pará, está entre os principais municípios do estado. Com o passar dos anos a cidade cresceu todos os aspectos, e principalmente em crescimento populacional que evoluiu de maneira desordenada, sem qualquer tipo de planejamento. A cidade possui bacias hidrográficas e os mananciais dessas bacias são alvo de degradação, grande parte causados por avanço de novas moradias. A pesquisa trata de uma breve avaliação dos impactos ambientais observados no leito do igarapé Irurá. O trabalho foi dividido em duas partes, onde se ressaltam os impactos ambientais que vem ocorrendo nos últimos anos, tanto pela ocupação desordenada, o desmatamento com a retirada da mata ciliar, lançamento de resíduos sólidos e despeijamento de efluentes líquidos que provocam o assoreamento e contaminam o igarapé Irurá.

Palavras – chaves:

Environmental impacts in the municipality of Santarém, highlighting the irar stream, in relation to the disordered population growth

Aline Danielly1, Diana Andrade1, Jadson Vieira1, Jheiza Nogueira1 Luiza

Abstract[1]
The municipality of Santarém is in the west of the state of Pará, is among the main municipalities of the state. Over the years it has grown in several aspects, and especially in population growth that evolved in a disorderly way without any kind of planning. The city has watersheds and the watersheds of these basins are degraded, largely caused by the advance of new housing. The research deals with a brief evaluation of the environmental impacts observed in the bed of Irará stream. The work was divided into two parts, highlighting the environmental impacts that have been occurring in recent years, both by disordered occupation, deforestation with the removal of ciliary forest, release of solid waste and liquid effluents that cause silting and contaminate the igarapé Irurá.

 1 Introdução

O impacto ambiental, segundo Coelho apud Guerra (2014)  não é, só resultado de uma determinada ação sobre o meio ambiente, mas também relação, de mudanças sociais e ecológicas em movimento. Isso significa que se está em movimento o tempo todo, e, portanto, algo que durante uma pesquisa, se está analisando um estágio desse movimento de alguma coisa que continua.

As cidades, são sistemas abertos e complexos, ricos de instabilidade e contingência (Machado,1993). Com essa visão, em uma cidade, encravada no meio da Amazônia brasileira, pode-se revelar ações antrópicas em movimento sobre o meio ambiente natural, leito do igarapé Irurá, em Santarém – Pará, em continuo movimento.

A complexidade dos processos de impacto ambiental urbano apresenta um duplo desafio. De um lado, é preciso problematizar a realidade e construir um objeto de investigação. De outro, é necessário articular uma interpretação coerente dos processos ecológicos (biofísico-químicos) e sociais à degradação do ambiente urbano (COELHO apud. GUERRA 2014).

A cidade de Santarém fica localizado no oeste do estado do Pará, tem latitude 02 ° 24 ‘58,21172 “S, longitude de 54 ° 44 ‘16,49387 “W e altitude -7,111 segundo GPS Geodésico do IBGE. Cidade polo da região, Santarém se desenvolveu e, a cada ciclo econômico por que passou a região, teve grande crescimento populacional, carente de planejamento urbano adequado, levou a uma ocupação desordenada do solo, e atualmente sofre com danos causados, consequência dessa pressão urbana sobre o meio ambiente natural.

Os mananciais dos cursos d´água sofrem degradação pela ação do homem, principalmente pela poluição das águas superficiais que num ritmo acelerado, poderão transformar igarapés em verdadeiros esgotos a céu aberto no futuro.

A poligonal, limite do sítio urbano da cidade de Santarém possui diversas bacias hidrográficas, uma dessas bacias está o Igarapé Irurá, em que, alguns trechos banham alguns bairros como os bairros da Matinha, Floresta, Esperança, Santarenzinho e Nova República.

Segundo a resolução do Conama n° 01/86 impactos ambiental são alterações físicas, químicas e biológicas no meio ambiente, que pode ser causada por atividades humanas, direta ou indiretamente. Impactos ambientais e quaisquer alterações no ambiente, principalmente causada pelas atividades humanas, podem causar desequilíbrio ecológico, e provocar graves prejuízos ao meio ambiente.

Este trabalho tem como objetivo ressaltar os impactos ambientais no igarapé do Irura que vem ocorrendo nos últimos anos, tanto pela ocupação desordenada, o desmatamento com a retirada da mata ciliar, o assoreamento ao longo do leito do igarapé.

2 Materiais e Métodos

2.1 Área de estudo

A delimitação da pesquisa para observação dos impactos ambientais do igarapé do Irura, também conhecido como “igarapezinho”, está localizada ao longo do curso do igarapé do Irurá, que percorre o interior dos bairros Matinha, Floresta, Esperança, Santarenzinho e Nova República.

2.2 Métodos de campo

O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira parte, feita com visitas de campo, com registros fotográficos, onde foram registrados os impactos ambientais, consequência de ações de vários anos, principalmente de origem antrópica; a segunda, foram feitos levantamentos bibliográficos baseados em artigos científicos, que relatam situações semelhantes.

3 Resultados e Discussão

Na área de estudo podemos observar alguns impactos ambientais evidente que esta acontecendo ao longo do curso do igarapé, dentre elas podemos observar o desmatamento com a retirada da mata ciliar, grandes quantidades de residuos solidos, despeijamento de efluentes liquidos.

Outros impactos ao meio ambiente urbano são evidentes, como o transbordamento do igarapé no sistema viário da cidade. A elevação do nível do igarapé, principalmente durante as chuvas, consequencia do impedimento de seu curso normal, causados por vários motivos, como bloqueio assoreamento por movimento de terra, aterros, lixo doméstico consequência da urbanização e até mesmo pela exploração de recursos naturais como a extração de terra.

Segundo Borghezan1, em reportagem ao jornal G1 Santarém, afirma que há outros igarapés em condições iguais ou piores ao Irurá. Ao atravessar a Rodovia BR 163, no cruzamento, direção oeste da Avenida Moaçara, a situação se agravada ainda mais quando as águas do referido igarapé transbordam por sobre a pista de rolamento da Rodovia, comprometendo a segurança do tráfego de veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (460 Kb)   docx (337.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com