TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO-CONSTRUÇÃO: Sustentabilidade no Processo Construtivo

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.480 Palavras (18 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 18

ECO-CONSTRUÇÃO

Sustentabilidade no Processo Construtivo

Anael Lucas Altini[1]

Bruna Bittencourt[2]

Mariana Sartori Batista[3]

Sabrina Decker[4]

Resumo

A partir da década de 70, houve um grande crescimento urbano no Brasil, onde atraiu um grande número de pessoas aos grandes centros em busca de uma melhoria de vida, ficando assim uma pequena parcela da sociedade em áreas rurais. O problema é o governo centrar apenas em uma parcela da sociedade, buscando atender as necessidades que os centros urbanos exigem por ter um grande número de ocupação. O planejamento ambiental tem grande importância na sociedade, e para o bom desenvolvimento do mesmo, foram criadas diversas ferramentas legais com o intuído de solucionar o grande problema urbano nos países subdesenvolvidos. Foram criadas diretrizes que devem ser cumpridas para existir soluções urbanísticas e um bom equilíbrio ambiental nas cidades. Para que isso ocorra, deve haver fiscalização e uma educação ambiental para uma utilização consciente dos recursos, porém o que vemos é uma ausente participação democrática, qualificação de funcionários na área ambiental, uma enorme exclusão social e exploração de territórios. Sem a participação e colaboração dos mesmos não é viável criarmos soluções para os problemas ambientais e urbanos visando em uma boa qualidade de vida da sociedade, sendo que ela mesma não coopera e participa das ações propostas. Estamos em uma constante busca para um desenvolvimento ambiental equilibrado, e pra isso fora criado o termo sustentabilidade, onde existem estratégias e conceitos que se seguidos e bem elaborados fariam a diferença na qualidade de vida da sociedade atual e futura.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Reciclagem. Reuso. Construção Civil 

ECO CONSTRUCTION

Sustainability In the Constructive Process

Subtitle

Abstract

Since the 1970s, there was a huge urban growth in Brazil, where a massive number of people were dragged to the center, searching for quality life, as a result only few people stayed in the rural area.
The main problem is the government trying to focus on only part of the society, catering for the needs the urban centers demand because of the great occupancy number. The environmental planning is of great importance for the population, and for its development, a lot of legal tools were created to solve the urban problems in the undeveloped countries. Guidelines that must be followed for the urban solution and city environmental balance were made. To make it happen, we must have control and good environmental education for the conscious use of natural resources, however what we see is an absent democratic participation, employee qualification in the environmental area, huge social exclusion and territory exploitation. Without the participation and collaboration from them, it isn’t viable to create solutions for nature and urban problems looking for quality social life, if it doesn’t cooperate and participate in the suggested actions. We are in a constant search for a balanced environmental progress, and for that the term ‘sustainability’ was created, where there are strategies and concepts that if followed and well elaborated would make a difference in the present and future social quality life.

Keywords: Sustainability. Quality Life. Environmental.

1 INTRODUÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas no setor da construção civil são geradoras de entulho. No processo construtivo, o alto índice de perdas do setor é a principal causa do entulho gerado. Por este motivo, há uma necessidade de reutiliza-los para que haja uma economia na aquisição de matéria prima, na diminuição da poluição gerada, na influência negativa em enchentes, e com isso preservar os recursos naturais que nos são oferecidos para a criação de novas matérias primas.

Apesar do crescente número de pesquisas relacionadas à sustentabilidade, e da preocupação da sociedade com os impactos que a natureza pode ter com as atitudes do homem, são raros os temas relacionados à reutilização e reciclagem na construção civil, o que de fato gera um grande impacto social.

Este artigo tem como objetivo principal, a aplicação de resíduos junto à construção civil, viabilizando de forma segura e harmônica novos ambientes ou até mesmo obras inteiras adentrando cada vez mais a utilizar uma opção mais sustentável, retirando aos poucos pilhas de entulhos, lixos, materiais recicláveis e restos da natureza.

A metodologia utilizada será por meio de pesquisa básica e exploratória, tal como pesquisa bibliográfica, com intuito de nos dispor informações comprovatórias da questão proposta no artigo.

Neste princípio, abordaremos ideias para a redução desses resíduos, como evita-los e também reutiliza-los dentro da própria construção, avaliar os possíveis resultados que isto trará, seja ele ambiental ou econômico, considerando também os benefícios a longo prazo e os impactos que serão gerados na sociedade.

2 CONSTRUÇÃO

O objetivo deste capitulo é apontar que a construção do nosso habitat, ambiente de trabalho, meios de acesso, etc., mesmo que dominada pelas forças do mercado e imperativos financeiros de curto prazo, pode-se sim optar por uma opção mais sustentável, organizada, e econômica.

A construção é o conjunto de atividades necessárias para se construir algo.  Para que ela seja viável e correta, precisamos seguir algumas regras estabelecidas pelo código de obras de cada cidade, onde se determinam normas técnicas construtivas. De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) ela é a maior consumidora de aço do mundo, além da extração de areia, minério, ferro e madeira, e também é responsável por cerca de 40% na emissão de gases do efeito estufa.

Segundo Degani (2003), o modelo de desenvolvimento ainda hoje praticado por vários setores econômicos caracteriza-se pelo consumo indiscriminado de recursos naturais para a produção de bens, os quais, depois de utilizados são depositados descontroladamente no meio ambiente. As suas consequências mais evidentes são: escassez de recursos naturais não renováveis; diminuição da camada de ozônio e efeito estufa; perda da diversidade genética; geração de resíduos; poluição do ar e chuva ácida; poluição das águas e poluição do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (183.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com