TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA X GESSO: COMPARAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS CONSTRUTIVOS

Por:   •  20/12/2017  •  Artigo  •  3.680 Palavras (15 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 15

nb revestimentos de argamassa x gesso: comparação entre os processos construtivos

Agatha Cristie Dantas[1];

agathachristiea@gmail.com

 

Helyvânia Luiza Dias1;

luiza_vania@hotmail.com

 

Leticia Duarte Marques da Silva1;

leticiaduarte.enc@gmail.com

Maria Fernanda Menna Barreto2.

mfmennabarreto@gmail.com

RESUMO: As tecnologias da construção cada dia mais têm apresentado diversas inovações no mercado da construção civil; o revestimento como um dos serviços mais importantes para a aparência e conservação do produto final se apresenta de inúmeras maneiras diferentes conforme a situação. O presente artigo aponta uma reflexão sobre a produtividade de dois processos construtivos distintos para se realizar o mesmo serviço de revestimento: o reboco convencional a base de cimento e o reboco de gesso. O principal objetivo do estudo é realizar uma comparação demostrando as vantagens e desvantagens de cada processo para, ao final, poder-se concluir qual dos dois é mais viável e em que tipos de situação. A metodologia adotada dar-se-á em duas etapas, a saber: uma revisão bibliográfica acerca da teoria envolvendo o tema proposto e posteriormente será realizada uma pesquisa de campo em duas obras distintas na cidade de Cuiabá – Mato Grosso, que utilizam os processos abordados.  

PALAVRAS-CHAVE: Reboco; Revestimento de gesso; Tecnologia da construção.

ABSTRACT: Everyday more construction technologies have presented several innovations in the construction market; The coating as one of the most important services for the appearance and conservation of the final product presents itself in countless different ways depending on the situation. The present article aims to reflect on the productivity of two different construction processes to perform the same coating service: conventional cement based plaster and gypsum plaster. The main objective of the study is to carry out a comparison demonstrating the advantages and disadvantages of each process, in order to be able to conclude which of the two is more feasible and in what types of situation. The methodology adopted will be in two stages, namely: a bibliographic review about the theory involving the proposed theme and later a field research will be carried out in two different works in the city of Cuiabá - Mato Grosso, using the processes covered.

KEY WORDS: Plaster; Plaster coating; Construction technology.

INTRODUÇÃO

Quando se pensa nos processos de execução de uma construção, logo se vem à mente vigas, pilares, concreto, alvenaria entre outros. Em um projeto, após a execução da estrutura e da superestrutura, a divisão dos ambientes é feita principalmente através da alvenaria. Entende-se por alvenaria um subsistema que delimita os espaços dentro de uma construção, e tem a função de vedar o local controlando assim a ação de agente como animais, vento, ruídos e da chuva.

Em seguida, é realizado o revestimento, que é um procedimento utilizado para a proteção contra intempéries (que ao longo do tempo causam danos à obra), regularização e acabamento das superfícies horizontais e verticais de uma edificação. Nas obras de engenharia, há basicamente três tipos de revestimentos: revestimento de paredes, revestimento de pisos e revestimento de tetos ou forro. Para o revestimento de paredes há a ainda uma subclassificação de acordo com o material utilizado, os argamassados e não-argamassados.

Os revestimentos argamassados, são os mais tradicionais e mais apropriados para proteção em alvenarias sejam elas internas ou externas.  Sua execução é realizada em três partes: chapisco, emboço e reboco.

Os não-argamassados são revestimentos de paredes constituídos por outros elementos naturais ou artificiais, assentados sobre emboço de regularização, com argamassa colante ou estruturas especiais de fixação. Esses produtos têm procedimentos de assentamento ou fixação específicos, segundo as características de seus elementos.

O estudo que será abordado neste trabalho é sobre dois tipos de reboco, o de argamassa tradicional e o de gesso.

  1. REVESTIMENTOS

Os revestimentos possuem relevância significativa dentro de uma obra, interferindo nos custos, na produtividade e consequentemente no preço do produto final. Conforme a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP (s.d.) os revestimentos de argamassa, muitas vezes, podem representar a maior fração dos cerca de 10 a 30% custos total da construção que representam os revestimentos em geral, dependendo do tipo da edificação e do seu padrão.

De acordo com Pereira (2010) os revestimentos são sistemas que estão ligados a “proteção à alvenaria, regularização das superfícies, estanqueidade” e também possui funções estéticas conforme a sua relação com o acabamento das vedações. Para o autor, o tipo de revestimento escolhido varia muito de acordo com a edificação, sua concepção arquitetônica e sua estrutura.

A qualidade final de uma obra é notada primeiramente pela qualidade do seu revestimento. Especialmente para os leigos o revestimento é o que mostra se a obra foi bem executada ou não. “Uma medida primordial para se alcançar melhor qualidade do revestimento é a elaboração de um projeto específico, com os parâmetros necessários à adequada execução dos serviços” (ABCP, p. 5, s.d.). Vê-se logo a importância de um bom projeto também para a fase de revestimento, o que muitas vezes é ignorado. O projeto de revestimento irá interferir tanto nos custos/tempo da obra quanto na qualidade do produto final.

  1. REBOCO DE ARGAMASSA

Dentre os produtos mais usados na construção civil está a argamassa. Sua utilização se envolve em diversos serviços da construção e é amplamente utilizada nos revestimentos. De acordo com Ferreira et al (2010) esse sistema de revestimento se integra as vedações tornando-se fundamental para durabilidade das construções, e dentre as suas funções destacam-se as de “absorver as deformações naturais a que as alvenarias estão sujeitas, de revestir e de proteger de maneira uniforme as alvenarias contra agentes agressivos externos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (522.9 Kb)   docx (333.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com