TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Contextualizada de Processos Construtivos

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 4

Uninassau

Curso de Engenharia Civil

Disciplina: Processos Construtivos

Atividade Contextualizada

Aluno: José Edvaldo Ferreira Alves Neto, Mat. 01146980

Um sistema construtivo é a tecnologia e o método com o qual um edifício é construído. Ao optar por um sistema construtivo para uma obra, é necessário que seja realizado um estudo para entender qual o método construtivo mais adequado para cada obra e porque ele se aplica a determinado caso específico.

Dentro deste aspecto, precisamos considerar que existem diferentes sistemas construtivos construtivos, os quais vêm evoluído ao longo do tempo, sendo divididos em sistemas convencionais e sistemas não convencionais. Dentro do primeiro grupo, podemos relacionar o sistema de alvenaria de vedação (ou alvenaria convencional) e o alvenaria estrutural. No tocante aos sistemas não convencionais, podemos relacionar o wood frame, steel frame e o de paredes de concreto. Vale ressaltar que cada um deles apresenta vantagens e desvantagens em relação aos demais e que a decisão optante por um ou outro deve ser técnica e fundamentada.

O sistema de alvenaria convencional é realizado a partir da construção de uma fundação de concreto, projetada e dimensionada no terreno, que tem por objetivo transmitir os esforços solicitantes ao solo, configurando, portanto, uma estrutura estável. Após a fundação, as paredes são fechadas com tijolos cerâmicos, que possuem a função de separação e isolamento dos ambientes. Outras etapas que se seguem são as de emboço, reboco, pintura e acabamentos.

De acordo com o site escolangenharia.com.br, possui as seguintes vantagens: suporta grandes vãos, grande disponibilidade de mão de obra e materiais, pouco exigência de qualificação da mão de obra, facilita futuras reformas e mudanças no projeto. Como desvantagens temos maior custo, maior tempo de execução e gera muitos resíduos.

Na alvenaria estrutural, une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidro-sanitário. Possui como vantagens temos rapidez e facilidade de construção, redução da mão de obra, maior economia, maior qualidade na execução, menor desperdício de materiais. Já as desvantagens são as paredes não podem ser removidas sem recolocar um elemento estrutural para suprir as cargas, limitações estéticas nos projetos arquitetônicos, vãos livres limitados.

Estes sistemas acima são os ditos convencionais. No entanto, existem outros mais modernos e não convencionais que podem ser adotados de acordo com a necessidade. No sistema Steel Frame, são utilizados perfis de aço combinados com fechamento do tipo dry wall, permitindo uma construção rápida e limpa. Possui como vantagens agilidade na construção, redução do peso da estrutura, maior precisão na execução, melhor isolamento térmico e acústico e menor custo. As desvantagens por sua vez são limite de pavimentos e dificuldade de encontrar mão de obra especializada.

O sistema wood frame é muito semelhante ao anterior, diferindo no material utilizado, que é a madeira. As vantagens são muitas, como por exemplo canteiro de obras organizado e limpo, uso de madeira de reflorestamento, única matéria prima renovável da construção civil, ótimo desempenho acústico e térmico, agilidade na construção, redução de geração de resíduos e baixo custo. Já as desvantagens são mão de obra especializada, limites de pavimentos e maiores cuidados com impermeabilização. A grande vantagem deste sistema é o fato de ser o mais sustentável, considerando o uso de madeira de reflorestamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com