TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REQUALIFICAÇÃO DOS CENTROS URBANOS: ESTUDO DE CASO DE CURITIBA

Por:   •  25/9/2015  •  Artigo  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Campus Curitiba

REQUALIFICAÇÃO DOS CENTROS URBANOS: ESTUDO DE CASO DE CURITIBA

Requalificação dos centros urbanos: estudo de caso de Curitiba

LOPES, Jonara1; RODRIGUES, Bianca2; SOUZA, Brunna3

1, 2 e 3 Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Estudante de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, e-mail: jonaralalb@gmail.com, bianca.mr@hotmail.com, brunna.souza@outlook.com

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba - Sede Central - Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba - Sede Ecoville - Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 4900 - Ecoville CEP 81280-340 - Curitiba - PR - Brasil

Resumo

O centro das cidades brasileiras historicamente foi constituído como ponto de atração para as altas classes sociais, estas preferiam localizar-se próximas ao centro por questão de economia de tempo. Esse fato durante algumas décadas vem mudando. No caso de Curitiba, as altas classes mudaram-se principalmente para regiões a oeste/sudoeste e nordeste do Centro, localizadas próximas aos Setores Estruturais da cidade, locais onde as construtoras puderam construir edifícios de alto padrão, diferentes dos prédios antigos e defasados do Centro. Devido a esse abandono da população para os bairros, o Centro de Curitiba vem cada vez mais se deteriorando.

Com base nisso, este artigo objetiva entender o processo de transformação do centro urbano da cidade de Curitiba e discutir as revitalizações ocorridas e propostas para a área central da cidade. Para conseguir chegar a tal resultado, analisou-se as atividades centrais, o uso dos solos e as políticas de revitalização.

O resultado encontrado para esta pesquisa é que o centro da cidade está, de fato, sofrendo com vacância imobiliária e deterioração. Contudo, o bairro continua a exercer um papel muito importante quanto às atividades econômicas, sendo um dos bairros com mais escritórios comerciais e prestação de serviços. Por isso, foram propostas diversas estratégias teóricas possíveis para que o centro urbano seja utilizado de forma mais adequada, pôde-se notar que a conciliação para se chegar a uma solução está longe de ser alcançada.

Palavras chave: Arquitetura e Urbanismo, centros urbanos, Curitiba, requalificação, urbanismo.

1.Introdução

A degradação das áreas urbanas centrais tem sido um fenômeno recorrente em cidades de grande e médio porte. Fato restrito a países desenvolvidos, a partir dos anos 70, tornou-se familiar no espaço urbano brasileiro. A principal causa desse fenômeno é a desigualdade espacial, de poder político e econômico da população a ela associada (VILLAÇA, 2012). Essa desigualdade segrega o espaço urbano, entre as camadas sociais de alta e baixa renda, e impulsiona a ruptura do centro tradicional, antes tido como o ponto estratégico de concentração de serviços, escritórios e comércios. Com o enfraquecimento do centro principal houve o surgimento dos subcentros, ou “centros novos”.

A desvalorização do centro está atrelada à especulação imobiliária, já que esta procura responder aos interesses do mercado por novos produtos. Os bairros nobres que surgiram foram dotados de infraestrutura, comércios, serviços, lazer e segurança de alto padrão, e por áreas cuja imagem indica uma simbologia de atualidade e de inovação (FRÚGOLI JÚNIOR, 2006). Já o poder público também define onde serão as novas áreas nobres da cidade, redirecionando recursos. Desse modo, pode-se entender que o Estado prioriza satisfazer os interesses do mercado imobiliário.

O agente público que deveria coibir um movimento de esvaziamento de áreas centrais estranhamente reforça o caminho seguido do mercado imobiliário. O fato de as áreas centrais contarem com localização privilegiada servida de importante nódulo de transporte coletivo e por forte referencial para a atividade econômica não se faz suficiente para uma mudança de cenário (GADENS, ULTRAMARI e REZENDE, 2007)

Como consequência da degradação das áreas centrais, ocorreu o binômio formado pelo abandono da área central e a construção de periferias mal servidas. Além das consequências relativas aos aspectos econômico-financeiro, outro fator é que as áreas centrais se distinguem por sua importância histórica, artística e arquitetônica, logo a sua degradação produz efeitos negativos sobrea identidade e cultura da sociedade e da cidade como um todo (BLASCOVI, 2006).

A partir disso, este artigo aborda o processo de transformação do centro de Curitiba e discute as revitalizações ocorridas na capital paranaense, mostrando as principais tipologias desse tipo de intervenção e as críticas que estas receberam ao serem propostas. Para conseguir chegar a tal resultado, analisou-se as atividades centrais, o uso dos solos e as políticas de revitalização.

2. Análise do processo de transformação do centro urbano de Curitiba

Para conseguir compreender por que o Centro de Curitiba passa por um processo de degradação e necessita ser requalificado, se fez necessário analisar o histórico do bairro e somente assim, discutir as propostas de intervenções para a requalificação da área central da capital paranaense.

Curitiba apresentou um crescimento rápido nas primeiras décadas do século XX, o que ocasionou em um inchaço populacional no seu núcleo urbano, por volta da década de 40, o então prefeito e engenheiro Rozaldo de Mello, que governou Curitiba entre os anos de 1940 a 1943, contratou o arquiteto e urbanista francês Alfred Agache, para a elaboração de um Plano, que delinearia diretrizes para o desenvolvimento de Curitiba dentro de uma proposta de intervenção urbanística formal e funcional de ordenamento do espaço urbano. O plano ficou conhecido como Plano Agache, nele foram definidas as áreas para habitação, serviços, indústrias e reestruturação viária na cidade, assim como as diretrizes e normas técnicas para distribuir a expansão de Curitiba, propondo sua divisão em zonas específicas (SOUZA CARVALHO, 2008).

O Plano Agache, consistia em um sistema radial de vias ao redor do centro, como mostrado abaixo nas Figuras 1 e 2. Desse plano permaneceram até hoje as avenidas, Visconde de Guarapuava, Sete de Setembro e Marechal Floriano Peixoto. Este plano orientou as autoridades municipais até 1958, quando foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com