TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DO MOBILIÁRIO URBANO EXISTENTE

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3
  1. LEVANTAMENTO DO MOBILIÁRIO URBANO EXISTENTE

Os mobiliários existentes na região do Largo Treze em Santo Amaro consistem em bancos, lixeiras, pontos de ônibus, coreto, relógios de rua, pontos de táxi, caixas de correio, hidrantes, bancas de jornal, base de policiamento militar, armários de rede elétrica, armários de rede telefônica,  barracas de artesanato da Praça Floriano Peixoto, placas, postes de sinalização, telefones públicos, etc.

  1. IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS EXISTENTES

  2.1  FUNCIONALIDADE

A funcionalidade do mobiliários existentes não é compatível e nem adequada para o uso dos freqüentadores, pela quantidade e densidade de pessoas, espaço circulável e espaço de repouso.  O transporte público é eficaz, por possuir versatilidade e fácil acesso as principais regiões da cidade de São Paulo. Entretanto, o transporte privado não dispõe de vias privilegiadas. O mobiliário que serve a sinalização das ruas é precária, a sinalização é transmitida de forma incorreta. Não há banheiro público ou banheiro móvel para higienização da população, dificultando a permanência por longo tempo nesse local. A iluminação é extremamente escassa, facilitando a insegurança. Observe o mobiliário da Praça Floriano Peixoto:

[pic 1]

   

 2.2 ERGONOMIA, ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE

Podemos observar que em alguns pontos não há acessibilidade, ou seja, há diversos obstáculos na locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, as calçadas não são acessíveis e nem proporcionam comodidade, são estreitas, não possuem pisos táteis, rampas, guias rebaixadas e calçamento adequado. As praças não oferecem espaços ergonômicos para população, muito menos ruas e calçadas, ao invés disso vemos o descaso com a normalização pública referente as regras urbanas. O mobiliário não possui manutenção regular e para a sua implantação não houve estudo de necessidades e foi mal planejada para comportar as necessidades das pessoas que ali circulam. Observe as calçadas precárias:

[pic 2]

2.3 SEGURANÇA, CONFORTO E AGRADABILIDADE

Neste espaço o mobiliário urbano faz parte de um ambiente limitado ao comércio, ao serviço e ao transito de pedrestres que vão a procura de mercadorias e prestação de serviços. Não há manutenção desse mobiliário por falta de planejamento adequado, o que confere ao local o mínimo de conforto e agradabilidade a população.

2.4 DURABILIDADE E RESISTÊNCIA

É possível identificar que alguns mobiliários são obsoletos, como  sinalizações, lixeiras, bancos e alguns pontos de ônibus que tiveram a vida útil reduzida devido ao vandalismo e má conservação da população.

2.5 IDENTIDADE

Os mobiliários existentes não trazem a identidade ao Largo Treze por possuir uma grande diversidade de mobiliários – o contraste do velho com o novo – isso não torna o bairro de Santo Amaro diferente da maior parte da cidade.  Porém acreditamos que deva existir uma padronização para criar a identidade do local.

Observe a diversidade dos pontos de ônibus abaixo:

[pic 3]

[pic 4]

2.6  CONTINUIDADE E FLUXO DO ESPAÇO

Há uma grande dificuldade de localização, circulação e uma grande poluição visual fazendo com que o trânsito de pedestres seja prejudicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (305 Kb)   docx (937.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com