TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  4/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Divisões da economia:

- Microeconomia: Estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo).

- Macroeconomia: Estuda o resultado global do comportamento dos agentes a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total de poupanças, etc.).

Escassez: O principal problema da economia.  A economia é conhecida como a ciência da escolha porque a escassez surge uma vez que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos necessários para satisfazer tais necessidades são limitados.

Necessidades humanas: A economia se preocupa com o atendimento das necessidades humanas que podem ser satisfeitas por bens produzidos pelo homem (e têm um preço), denominadas de necessidades econômicas. Essas necessidades econômicas, por sua vez, são satisfeitas por bens econômicos.

Os Bens

Bem é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana. Existem vários critérios de classificação dos bens

- Livres: são abundantes na natureza (ex.: ar, luz do sol, mar, etc.)

- Econômicos: são relativamente escassos, demandam trabalho humano na sua obtenção e possuem preço. É o objeto de estudo da Economia.

        - Materiais: permitem a atribuição de características físicas de peso, forma, dimensão, sendo portanto tangíveis e, por isso, podem ser estocados (ex.: roupas, alimentos, veículos, relógios, canetas, etc.). Podem ser divididos em bens de capital e bens de consumo.

        - Imateriais ou serviço: São intangíveis e, por não poderem ser tocados, não podem ser estocados (ex.: serviços médicos, serviços advocatícios, consultoria empresarial, aula ministrada, etc.)

Recursos Produtivos

- Terra: o preço pago pela utilização dos recursos terra é denominado aluguel.

- Trabalho: a remuneração dos proprietários dos recursos trabalho é denominado salário.

- Capital: a remuneração dos proprietários do capital e denominado lucros quando obtidos por meio de empréstimos.

Questões Centrais da Economia

- O que e quanto produzir? Dada a escassez de recursos, a sociedade terá que escolher, dentro das possibilidades de produção, quais bens e serviços serão produzidos e suas respectivas quantidades.

- Como produzir? (tecnologia) A sociedade terá que escolher ainda de que maneira será feita a produção, de acordo com os diferentes tipos de técnicas existentes. Os produtores escolherão, dentre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo, além de escolher a energia que será empregada, os insumos utilizados, a quantidade de trabalho humano na produção e suas características.

- Para quem produzir? (distribuição) A sociedade terá que decidir também quem irá receber esses bens e serviços. Em outras palavras, como os indivíduos desfrutarão do total da produção nacional.

A Curva de Possibilidade de Produção (CPP)

A CPP mostra todas as combinações possíveis de dois bens que podem ser produzidos dentro de uma limitada quantidade de recursos. Os pressupostos deste modelo são: os recursos são fixos, o conhecimento tecnológico é constante, somente dois produtos são passiveis de fabricação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com