TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Crítico - Arquitetura de Frank Lloyd Wright

Por:   •  10/5/2017  •  Ensaio  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

        Com a Revolução Industrial, inicia-se um processo de grandes transformações na sociedade. A transição da produção artesanal para a produção industrial, a intensa aplicação de materiais como o ferro e o vidro e as significativas alterações da vida cotidiana da burguesia vão se refletir nas artes e na arquitetura.

        A segunda metade do século XIX é marcada por diferentes posicionamentos frente às transformações promovidas pela indústria. A arquitetura dos engenheiros é marcada pela expressão plástica do ferro e do vidro, materiais já conhecidos, mas que tem sua produção refinada pela industrialização. O movimento de reforma nas artes aplicadas promove uma discussão entre os aspectos dos produtos industriais e produtos artesanais, buscando uma conciliação entre as boas propriedades de ambos. O Art Noveau busca uma arte que expressasse formalmente os tempos modernos. A escola de Chicago cria edifícios em altura, fazendo uso de elementos industriais como estruturas de ferro e tecnológicos como elevadores.

        Para compreender a obra de Frank Lloyd Wright é necessário antes compreender o contexto dentro do qual Wright inicia o desenvolvimento de sua arquitetura, o que corresponde à Escola de Chicago. Entretanto, não se pode dizer que Wright ou seu mentor Louis Sullivan seguiam as características de seus contemporâneos. Muito pelo contrário, pois ambos queriam distinguir-se e fazer uso de uma arquitetura bastante pessoal, demonstrando seus ideais através de edifícios e escritos teóricos. Sullivan, mas principalmente, Wright, criam uma arquitetura nova e diferenciada, que se desprende dos estilos tradicionais e se torna aderente à vida moderna.

        Após um incêndio que devastou grande parte da cidade, Chicago inicia um processo de reconstrução. São construídos edifícios de altura, apresentando inovações tipológicas, estruturais, construtivas e morfológias, de raiz funcionalista, incrementando o uso de estruturas metálicas. O uso do ferro na estrutura possibilitava tanto a sustentação de vários pavimentos, quanto um rápido processo de edificação.

        Sullivan irá trabalhar com uma arquitetura que busca integridade, além de ter um trabalho bastante cauteloso em relação ao adorno. Pode-se creditar a Sullivan o desenvolvimento de uma linguagem arquitetônica apropriada aos arranha-céus. Sua obra enfoca a construção de edifícios mais simples, que buscam uma verticalidade e ornamentos selecionados. Sua célebre frase "a forma segue a função" demonstra sua preocupação em relação à linguagem do edifício. Podemos destacar o Guaranty Building como o projeto que mais atingiu os objetivos de Sullivan. A ênfase dessa construção é fortemente vertical, apontando para o século XX, e seus ornamentos, embora cuidadosamente selecionados, ainda estão atrelados ao art noveau.

        Frank Lloyd Wright (1869-1959) inicia seu trabalho como arquiteto aos dezoito anos ao entrar para o escritório de Adler & Sullivan. Em 1890, Wright se torna responsável por todo o trabalho residencial da empresa. Sullivan e Wright partilhavam de

        Desde a infância, sua vida tem sido marcada pela arquitetura. Sua mãe declarou que esperava que seu filho fosse construir belos edifícios, por isso decorou seu quarto com gravuras de catedrais para incentivar a tal ambição. Além disso, os brinquedos de Friedrich Froebel também fizeram parte de sua infância. Esses Brinquedos consistiam em blocos com formas geométricas. Para Froebel, formas geométricas simbolizavam ideias, estados de espírito e sentimentos humanos. Tais Brinquedos permitiam ações como agrupar, separar, sobrepor e deslocar. Eles desenvolviam na criança aspectos como visualização espacial, relação entre o todo e as partes, modulação, estrutura, além de criatividade. Esses aspectos são perceptíveis em diversas obras de Frank Lloyd Wright.

" O trabalho de Frank Lloyd Wright não é inteiramente uma idealização estética. Pode facilmente dizer em que consistia: uma visão nova da casa, inserida em seu ambiente natural e abrindo-se para ele por meio de terraços e telhados em balanço, e uma visão nova do interior da casa, com espaços livremente inter-relacionados."

        Frank Lloyd Wright, após se casar, constrói uma casa para sua família em Oakpark, em 1889. É bastante nítido em Oakpark house as características singulares de Wright, como o uso de materiais em seu estado natural e a relação da construção com o ambiente natural, principalmente pela ampla varanda que contorna a casa. Esse se tornaria um ambiente de evolução e diversas transformações onde Wright poderia experimentar diversas de suas ideias. Nos interiores, é nítido a influência da arquitetura japonesa, que se contrapõe a ideia vitoriana de que cada canto de uma sala deveria ser adornado. O conceito de Oakpark está mais próximo de uma síntese voltada em manter apenas os elementos essenciais.

        Entre as diversas adições que ocorreram no decorrer dos anos podemos destacar a sala de jogos e expansão do escritório e estúdio. Durante a expansão, o corredor foi construindo em torno de uma árvore viva, demonstrando o respeito do arquiteto pelo ambiente natural. Na sala de jogos, tem-se a transição de um espaço estreito pé direito mais baixo para amplo ambiente com pé direito mais alto. A ausência de um sótão também faz referência a ideia de eliminar os espaços supérfluos e valoriza as geometrias do próprio telhado da residência. Assim como Sullivan, Frank Lloyd também escolhe cuidadosamente seus adornos, como o painel de influência árabe na sala de jogos ou a pintura na suíte do casal. É importante notar que as luminárias parecem mesclar com a pintura, como se fizessem parte da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com