TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostilado Frank LLoyd Write

Por:   •  10/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LUCAS NERY

RAMOM VALENTE

RODRIGO

VIVIANO MALBFE

WENDERNEY CASTELO

APOSTILADO ACADÊMICO DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIÊNTIFICO

ARQUITETURA DE FRANK LLOYD WRIGHT


SUMÁRIO

  • BIOGRAFIA
  • HISTÓRIA
  • ARQUITETURA ORGÂNICA
  • REFERÊNCIAS

A arquitetura de Frank Lloyd Wright

Biografia

        Frank Lloyd Wright é um dos maiores arquitetos que o mundo já viu. Ainda sem graduação nenhuma pela academia, Wright vai à busca de seus sonhos para o que viera um dia a ser intitulado como o maior arquiteto do EUA e ainda sim é considerado um dos grandes, ou melhor, gigantes da arquitetura.

        Nasce em 08 de Junho de 1867 em Winsconsin, na cidade de Richland Center EUA Frank Lincoln Wright, filho de Anna Lloyd Jones (1838/39 - 1923) e Willian Carey Wright (1825 - 1904), sua mãe de descendência galesa e seu pai era de Massachusetts, Anna era uma professora de escola de seu condado e Willian era um ministro batista, porém logo se juntou a religião da sua esposa que era Unitarista.

        Anna decorava o quarto de Wright desde quando ele era pequeno com gravuras de catedrais inglesas, um estímulo ao filho, pois, desde sua suposta premonição quando grávida acreditava que seu filho viraria um grande arquiteto.

        Em 1870 a família se muda para Weymouth em Massachusetts, pois, Willian iria ministrar aulas em uma congregação religiosa. Em 1876 Anna vai a uma convenção de exibição na Filadélfia onde conhece os blocos educacionais de  Friedrich Wilhelm August Fröbel, Anna logo ficou interessada e comprou o bloco a seu filho que ficara brincando com os blocos, este por sua vez, iriam influenciar Wright na maneira de como enxergava os espaços e a relação entre as formas geométricas.

        A família de Wright encontra dificuldades em Weymouth e retornam a Winsconsin, agora em Spring Green com a ajuda da família de sua esposa Willian poderia conseguir um emprego e logo a estabilidade. Logo em breve a família se muda para Madison, onde Willian ministrava aulas de música e ainda era secretário da sociedade unitariana.

        Em 1881 Anna e Willian se separam (1885 - homologação do divorcio) Wright muda seu do meio de Lincoln para Lloyd, agora então Frank Lloyd Wright quem trabalha para sustentar a família.

História

        Frank Lloyd Wright ainda cursando o segundo grau em Winsconsin e é admitido na Universidade de Winsconsin em 1886 no curso de engenharia civil, porém, só cursou dois semestres, em 1887, deixa sua faculdade e muda-se para Chicago, consegue um emprego no escritório de arquitetura Joseph Lyman Silsbee do ecletismo "Prairie School", um ano depois começa a trabalha na Adler & Sullivan, e tinha como mestre Louis Sullivan, naquela empoça Chicago de recuperava de um grande incêndio logo o mercado da construção estará muito próspero. Em um breve tempo Wright conhece Catharine Lee Tobin uma moça de família rica com quem viria a se casar em 1889 e ainda viria a ter seis filhos, e isso lhe dará notoriedade dentro da sociedade.

Em 1890 Wright fica responsável pela área de projetos residências da Adler & Sullivan, contudo, no ano de 1893, Wright é demitido por fazer projetos fora da empresa, e logo Wright constrói a casa e estúdio de Frank Lloyd Wright formado por uma equipe de projetistas. Em 1904 desenha o edifício Larkin Building (Nova Iorque), e, em 1906, o Unity Temple (Oak Park). Em 1909 Wright se separa de sua mulher.

[...] Wright já era então famoso: imensamente fecundo, seus edifícios atraindo amplo interesse, clientes pulavam, ele ganhava bem. Mas estava entediado e, em 1909, jogou tudo para o alto, abandonou a mulher e os seis filhos por Mamah Cheney, uma feminista de opiniões independentes, mulher de um cliente e vizinho. A sociedade de Chicago escandalizou-se e os dois fugiram para a Europa. Assim começaram longos anos de isolamento [...] (STUNGO, 2005: 16/ http://www.ebah.com.br/content/ABAAABLCsAE/frank-lloyd-wright)

        Wright passa um ano viajando pela Europa com Mamah em 1911 constrói o Taliesin onde se dedicara por toda sua vida, esta casa é considerada o recanto de Frank Lloyd, porém em 1914 seu suposto mordomo ateia fogo e com um machado mata Mamah e dois filhos de Wrigh co mais 4 pessoas, considerada a maior tragédia da vida dele tendo em vista que ele a amava de verdade.

        1916 Wright constrói o Imperial House, obra na qual parece mostrar a sua segunda faze com um organicismo mais maduro, e ainda, certos aspectos da arquitetura Maya onde demonstra em seu esteticismo traços Mayas. Esse trabalho o ocupou de 1916 a 1922. Ali Wright enxergou desde o início duas questões importantes: a frequência dos terremotos, com os consequentes incêndios, e a importância de uma estética discreta, já que o prédio estaria ao lado do Palácio Imperial. Para resolver a primeira questão, projetou um edifício de alvenaria sobre uma fundação flutuante e flexível de concreto, um novo método construtivo no Japão. Para a segunda, buscou um desenho que se harmonizasse com a arquitetura do palácio, mas que fosse verdadeiro em suas formas contemporâneas.

Entre 1924 e 1934, Wright passa por uma fase de projetos muito inventivos, mas que raramente eram construídos. Esses projetos objetivavam atingir novos limites nos conceitos de engenharia aplicados tanto a edificações quanto a planos de escala enorme. São dessa época projetos como um grande arranha-céu para a Companhia Nacional de Seguros, um planetário, um clube de campo no Wisconsin, um plano de remodelação urbana chamado Skyscraper Regulation, uma grande catedral ecumênica para um milhão de pessoas em Nova York (a Catedral de Aço), e um ambicioso resort no Arizona. Esses projetos são, em geral, resolvidos com a aplicação de aço, concreto armado, vidro e chapas metálicas que, se por um lado não chegaram a sair do papel, por outro já sinalizavam conceitos revisitados posteriormente em propostas como a da Sinagoga Beth Sholom ou o do Museu Guggenheim.

Em 1929, com a quebra da bolsa de Nova York, Wright vê as encomendas diminuírem - o que deixa tempo livre para criar, em 1932, um curso de arquitetura: o Taliesin Fellowship, com o objetivo de projetar a Broadacre City, em 1934. Na Broadacre City, Wright implementa suas idéias de descentralização urbana, propondo a mudança dos componentes vitais das cidades superpovoadas para o ambiente saudável do campo. Os edifícios poderiam se tornar elementos importantes do ambiente natural. O treinamento de seus aprendizes estava relacionado ao desenvolvimento desse modelo de cidade. Aqui se percebe o paradoxo entre o humanismo filosófico de Wright, a revolução industrial, os novos materiais, a tecnologia, a vida nas grandes metrópoles e o amor pelo campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com