TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frank Lloyd Wright

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Frank Lloyd Wright 

 Nasceu em Richland Center8 de junho de 1867 

Morreu em Phoenix9 de abril de 1959

Foi um arquitetoescritor e educador estadunidense.

Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade.

No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus  onde criou-se uma estreita relação entre mestre e discípulo, a qual foi rompida.

Tornou-se a figura chave da arquitetura orgânica:

O  modelo de design do arquiteto seria conhecido como o “Prairie House”. A denominação vêm dos tipos de casas construídas no estado de Illinois

o estilo é caraterizado pela sua horizontalidade e baixa altura, tendendo para o recurso a telhados inclinados, silhuetas simples e limpas com chaminés disfarçadas. Para além disso, destacava-se também pelos amplos terraços e pelo uso de materiais rústicos; é dai que sai o estilo de “arquitetura Organica”

Foi o líder da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home, do qual a Rosenbaum House é um exemplo.

O primeiro projeto 

de sua autoria foi a sua casa e estúdio, situados num terreno de Oak Park, no estado de Illinois[pic 2]

A “Westcott House” 

 (1907-08, Ohio, EUA) agrega traços caraterísticos da cultura oriental. O uso de uma pérgola com mais de trinta metros que interliga a garagem e um depósito ao núcleo da casa é um detalhe que só é repetido ocasionalmente nas suas obras.

Também a expressão “usonian” tem origens neste virtuoso norte-americano, sendo a proposta fundamentada na necessidade de salientar as caraterísticas das paisagens norte-americanas relacionadas com a criação dos espaços e dos imóveis..[pic 3] [pic 4]

Prairie Houses (Winslow House)

Foi a primeira de uma série de casas que marcariam sua primeira etapa profissional e que se caracterizavam por ter um forte vínculo com o entorno natural

[pic 5]

 Aos 40 anos, já havia realizado uma revolução na arquitetura doméstica pondo fim ao uso dos sótãos como espaços desaproveitados e a umidade nos porões.

La Miniatura

(Pasadena, Califórnia) Foi a primeira casa que Wright construiu utilizando o sistema “textile blocks”

[pic 6]

 Durante a Segunda Guerra Mundial, Wright iniciou a produção das casas usonianas, de construção econômica, revolucionando o conceito de arquitetura doméstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (573.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com