TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esfera Publica Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  15/9/2020  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Urbano e Paisagismo

Profª Liana                       

Arquitetura e Urbanismo - UNIP 

 

Tema – Esfera Publica

Oswaldo Sales de Almeida Vitório

RA – N442DE5

A esfera pública vai conter dentro dela o espaço público urbano (Espaço Físico), mas conter outros espaços (trocas de informações).

O espaço público é um espaço de democracia, ele é de uso comum e de posse de todos. Isso ocorre desde o tempo das Ágoras (praças gregas) e fórum (praças romanas) onde os povos se reuniam e debatiam seus ideais. Vendo as cidades como um ambiente de encontro e relações, o espaço público apresenta um papel importante para que isso aconteça.

Com os avanços da tecnologia o espaço público deixou de ser o único meio de interação das pessoas, as redes sociais possibilitaram bastante essas trocas de informações.

O COVID-19 mudou as vidas de todas as pessoas ao redor do mundo, ela se espalhou de um modo muito rápido e todos estão sofrendo as consequências. Graças a esse vírus todo nosso jeito de viver acabou passando por uma reestruturação, a maioria dos trabalhadores estão fazendo Home Office e os espaços públicos não estão sendo muito utilizados por causa da propagação rápida desse vírus.

Com as pessoas ficando em casa os espaços que eram ocupados pelos homens acabam ficando vazios e tem uma diminuição nos níveis de poluição.

Pós-pandemia temos que valorizar o espaço livres (pois sem o S.E.L não temos conexões, e essas conexões são essências para o desempenho da vida cotidiana e da economia urbana). Os parques em muitos países tem sido o primeiro espaço liberado para o uso das pessoas, por conta do contato com a natureza, das praticas de atividades físicas e pela forma de administrar o distanciamento social. Mas só além da criação de parques no espaço público temos que pensar em como deixar nossas cidades mais ativas e sustentáveis.

Temos que ampliar os locais de uso da população, repensar nossa relação com a natureza, manter todas as medidas de higiene e distanciamento para retornarmos a vida em comunidade pós-pandemia. Nos tempos atuais além das redes sociais serem importantes para a união e trocas de informações é nos espaços públicos onde ocorre realmente a interação e a integração da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (144.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com