TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC) EM UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTO: ESTUDO DE CASO NA GERDAU

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.899 Palavras (32 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 32

A IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC) EM UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTO: ESTUDO DE CASO NA GERDAU

Beatriz Peixoto Nóbrega[1]

Marcia Maria Machado Freitas[2]

RESUMO

O trabalho aborda a gestão estratégica, revisando alguns conceitos pertinentes ao tema como estratégia e planejamento estratégico. A aprendizagem organizacional também será estudada como um elemento importante para as organizações que se preocupam em manter um desempenho sustentável. O objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do BSC em uma empresa de capital aberto, GERDAU. Tendo como questionamento: em que medida a utilização do Balanced Scorecard, numa indústria, poderá contribuir para a melhoria do processo de gestão? O questionamento que guia essa pesquisa e seus objetivos foi atingido uma vez que a Gerdau alcançou melhores resultados e desempenho após a implantação do BSC. Essa análise se deu por meio de um estudo de caso documental a partir dos relatórios e balanços divulgados anualmente, bem como informações publicadas no site da empresa. A Gerdau aprimorou seu processo de gestão inserindo a estratégia no centro do negócio e a partir dela desenvolveu objetivos e indicadores para as áreas mantendo relação de causa e efeito entre eles. Desempenhou de maneira satisfatória os cinco princípios das organizações focalizadas na estratégia e com isso atingiu resultados excepcionais com a implantação dessa ferramenta de estratégia.

Palavras – chave: Balanced Scorecard; Estratégia; Indicadores de Desempenho.

ABSTRACT

The work addresses the strategic management, reviewing some concepts related to the theme as a strategy and strategic planning. Organizational learning will also be studied as an important element for organizations who are concerned about maintaining a sustainable performance. The objective of this study was to analyze the implementation of the BSC in a public company, Gerdau. Having as a question: to what extent the use of the Balanced Scorecard, an industry, can contribute to the improvement of the management process? The question guiding this research and its objectives has been achieved since the Gerdau achieved better results and performance after the implementation of the BSC. This analysis was done by means of a case study document from the published annual reports and balance sheets, as well as information published on the company website. Gerdau has enhanced its management process by entering strategy at the center of the business and from it developed objectives and indicators for areas maintaining a cause and effect relationship between them. Played satisfactorily the five principles of organizations focused on strategy and thus reached exceptional results with the implementation of this strategy tool.

Words - Tags: Balanced Scorecard, Strategy, Performance Indicators

SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 Gestão Estratégica; 3 Metodologia; 4 Análise da Implantação do BSC na Gerdau S/A; 5 Conclusão, 6 Referências.

  1. INTRODUÇÃO

O alcance de metas e objetivos de forma eficiente utilizando os recursos corretamente e alcançando o resultado esperado, depende diretamente da forma de gestão empregada pela organização. A utilização de métodos gerenciais por profissionais de uma organização aprimora a tomada de decisão e execução das atividades sejam elas a nível operacional, tático e estratégico.

O cenário atual do mercado é de empresas com recursos, tecnologia e mão-de-obra cada vez mais semelhante e competitiva. Algumas organizações utilizam-se de estratégias como ferramenta de diferenciação, no entanto precisam de métodos, ou seja, devem ser regidas por algumas técnicas que orientem sua gestão interna e torne-a mais eficiente para que os resultados almejados sejam alcançados.

O presente trabalho irá abordar acerca dessa gestão a nível estratégico, analisando a implementação da ferramenta do Balanced Scorecard (BSC) para obter um melhor gerenciamento do planejamento estratégico de uma organização e o alcance de resultados satisfatórios, bem como cumprimento das metas e objetivos traçados.

O planejamento estratégico é um documento formal elaborado pela empresa com o objetivo de traçar um plano, ou seja, o caminho, a direção a seguir para o alcance de determinados objetivos. Este é importante para a organização, uma vez que direciona suas atividades a um fim. As empresas não podem ficar a mercê da sorte e do mercado, é preciso ser proativo, dinâmico, estudar o mercado em que se está inserido para poder conhecê-lo e assim tomar decisões de forma acertada.

O planejamento estratégico será a compilação de todas essas informações transformadas em conhecimento. Já o BSC visa fazer com que esse plano seja realizado mediante algumas características próprias do modelo, a ser discutido ao longo deste trabalho.

O BSC idealizado por Kaplan e Norton nos anos 90 se sustenta sobre quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento estas estarão relacionadas a partir de uma relação de causa e efeito.

Diante de um cenário de intensa competitividade as organizações precisam se destacar de alguma forma diante das demais, e uma das maneiras de se sobressair é praticando a excelência na gestão, a utilização de recursos de forma eficiente. A utilização de ferramentas administrativas gerenciais conferem as ações de um profissional e de uma organização como um todo maior consistência.

Diante do exposto esta pesquisa tem como problemática: Em que medida a utilização do Balanced Scorecard, numa indústria, poderá contribuir para a melhoria do processo de gestão?

Para responder a esta questão tem-se o seguinte objetivo geral: analisar a implementação do Balanced Scorecard em uma empresa de capital aberto através de um estudo de caso e utilizando como objeto de estudo a Gerdau.

Enquanto que os objetivos específicos pretendem: analisar as vantagens de se utilizar ferramentas de gestão, especificamente o BSC; Demonstrar a importância da utilização do Balanced Scorecard como instrumento de avaliação de desempenho e; Analisar o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)   pdf (423.9 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com