TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética e Historia da Arte

Por:   •  28/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA 

ALUNA: Vitoria de Rossi – A04 

Fichamento: ‘’A ARTE’’ – Rodrigo Duarte 

1)O primeiro pensador a ter a arte foi Platão na sua obra chamada Ion. (1º, pag 15)

2) O filósofo condena a imitação, o reproduzir criativo da realidade, vendo aí uma espécie de mentira, o que leva a estabelecer critérios para avaliar quais manifestações artísticas seriam lícitas e quais deveriam ser banidas da cidade ideal cujos fundamentos ele pretende lançar com a obra A República. (2º, pag 16) 

3) O filósofo pretende exercer uma forma de controle sobre suas manifestações, por acreditar que a potência da arte pode ser usada em detrimento de uma sociabilidade verdadeira e autêntica. (2º, pag 17)

4) Aristóteles toma a arte como um fato consumado, a ponto de ter escrito uma obra toda dedicada á sua reflexão, o livro intitulado Poética. (2º, pag 17)

5) Aristóteles chama a atenção para o seu caráter pedagógico, expresso principalmente na capacidade de ‘’purificação’’ que a tragédia exerce, quando ocasiona no espectador sentimentos de temor e compaixão. (2º, pag 18) 

6) No período helenístico, há Plotino, filósofo neoplatônico que incorpora aspectos do pensamento aristotélico. Plotino está menos interessado em descobrir a essência da arte do que em compreender como a percepção estética das coisas sensíveis permite uma passagem para a ideia de beleza abstrata. (2º, pag 19) 

7) Para ele, a atração exercida pelos corpos sobre nossa sensibilidade é válida apenas como estímulo para a busca de uma beleza ideal, que leva esse título exatamente por depender de uma ideia. (1º, pag 20) 

8) Santo Agostinho reflete em seu pensamento, a noção que predominou na Idade Média por muitos séculos. A visão de Santo Tomás de Aquino sobre a beleza sensível: no seu dizer, ainda que o belo seja a face visível do bem, e que esse emana de Deus, há traços pertencentes ás coisas físicas que irradiam uma luminosidade que parece vir de dentro delas, como a proporção de suas características materiais e sua integridade ou a perfeição de suas formas. (1º, pag 23) 

9) O simultâneo processo de intelectualização deve ser entendido como presença, indicando a superação total daquela tradicional confusão, existente na Antiguidade e na Idade Média. (2º, pag 24) 

10) Enquanto David Hume preocupava-se em listar as condicionantes subjetivas do gosto, o racionalista Alexander Baumgarten estabelecia pela primeira vez o nome ‘’estética’’ para a nova disciplina filosófica que surgia, concebida, segundo ele como uma ‘’gnosiologia inferior’’, isto é, uma teoria do conhecimento menos ‘’elevado’’, porque relativo ás coisas ‘’meramente’’ sensíveis. (1º, pag 27) 

11) Hegel, segundo ele, a arte, antes de tudo, é superior á Natureza por ser parte do espírito, não devendo se ‘’rebaixar’’ a tentar reproduzir algo que lhe é em princípio inferior. (2º, pag 31) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com