TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética e Historia da Arte

Por:   •  9/7/2015  •  Resenha  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

1)Arquitetura Vernacular

Oque significa:

Denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída.

Como surgiu :

Pela praticidade e baixa necessidade de logística para mover materiais a longas distancias.

Se deu certo: 

A cidade brasileira de Ouro Preto é um exemplo desse tipo de arquitetura[, uma vez que foi erguida aproveitando as pedras de sua região.

2)Falanstério ou Familistério

Oque significa:

Era a denominação das comunidades intencionais idealizadas pelo filósofofrancês Charles Fourier

Como surgiu :

Mais que nenhum outro pensador de seu tempo, Charles Fourier tratou de resolver todos os problemas da sociedade através da elaboração de um complexo sistema de organização social no qual toda pessoa, atividade ou coisa ocupava antecipadamente um lugar bem determinado, A ideia de uma forma de vida cooperativa resultou atrativa para muita gente em uma época de depressão econômica. Em pouco tempo foram criados entre 40 e 50 falanstérios, ainda que somente 3 deles sobreviveram mais de 2 anos.

Se deu certo:

 No entanto, na prática, houve poucas experiências de Falanstério na França e quase todas elas fracassaram quase que instantaneamente (uma exceção foi o Familistério de Godin).se popularizou nos estados unidos devido a crise econômica ,mas a maioria não durou 2 anos  

3)Estrutura ou Sistema Henebique

Oque significa:

concreto armado

Como surgiu :

Engenheiro civil francês nascido em Neuville-Saint-Vaast, Pas de Calais, considerado o inventor do concreto armado na construção civil. Na Exposição de Paris (1867) ele viu as banheiras e tanques construídos com concreto reforçado com malha de arame, por Joseph Monier, e foi estimulado em buscar um modo para aplicar este novo material na construção de edifícios. Ele começou com lajes de piso (1879) até chegar à construção de um edifício completo usando vigas estruturais de concreto reforçadas com estribos e barras longitudinais projetadas para resistir às forças de tração contra qual o concreto era fraco.

Se deu certo: 

Sim ,é utilizado até hoje em todo tipo de obra, prédios ,estádios ,estradas, exemplo :Maracanã , ponte rio niterói , terminal de niterói ,Brasília.

4)Mainson Dom- Ino

Oque significa:

Refere-se ao sistema construtivo desenvolvido pelo arquitecto franco-suíço Le Corbusier entre 1914 e 1917. Trata-se de um sistema construtivo constituído por lajes planas, pilares e fundações em concreto armado que propõe uma ordem racional entre os seus elementos e a sua construção, através da aplicação de subsistemas de organização.

Como surgiu :

Da nescesidade da construção de casas populares em tempo rápido para a massa de pessoas que chegava nas grandes cidade

Se deu certo: 

casa dom-ino 1915 Casa citrohan 1920 ,Vila Savoye 1928

5)Imóvel Vila (Immeuble Villa)

Oque significa:

Residence " lotissements fermés ", de 5 andares duplos com jardins suspensos, grandes parques, sem pátios, construção de serviços comuns do sistema .

Como surgiu :

No início do século XX, já na França, o arquiteto Le Corbusier deparou-se com o mesmo cenário: a população não possuía condições financeiras para construir grandes residências e a Revolução Industrial mudava o comportamento do homem. O arquiteto realizou diversos estudos sobre as unidades habitacionais coletivas e “empilhadas”, ambientes com dimensões compactas, porém agradáveis de viver, com áreas de lazer coletivas e espaços de socialização.

Se deu certo: 

Nunca foi construída ,foi projetada  em 1922 para o Salon d'Automne

6)Mégaron Mediterrâneo

Oque significa:

Como surgiu :

Se deu certo:

7)Bloco em Redente

Oque significa:

Uma forma de produção mais apropriada a produção em série

Como surgiu :

No fim da década de 1920, Le Corbusier perdeu a confiança nos investidores privados para concretizar a sua visão utópica materializada naVille Contemporaine e no Plan Voisin de 1925. Influenciado pelas ideias de Milyutin para a Cidade Linear e nas teorias do movimento sindicalista ao qual se tinha recentemente juntado, formulou uma nova visão da cidade ideal, a Ville Radieuse 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com