TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA TÉCNICA - Dados da Obra

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

1. FICHA TÉCNICA - Dados da obra

A Fundação Matias Machline é uma escola de ensino técnico, localizada no Distrito Industrial de Manaus, atualmente o prédio trata-se de um projeto que veio substituir as instalações anteriores que ocupavam o mesmo local, que pertencia a Nokia, que foi quando houve a mudança do nome da instituição, que passou a ser Fundação Nokia a partir de 2001 até o final de 2016. Atualmente se chama Fundação Matias Machline novamente, por questões financeiras a empresa Nokia abriu mão do instituto e um grupo de ex-alunos com outras empresas assumiram o local e retomaram o nome de origem da instituição.

Arquitetos responsáveis: Marcelo Correia e Karina Vieira Alves.

Formados (Respectivamente) na Universidade do Porto, em Portugal e LBRA em Manaus, atuam juntos desde 2009 e também em projetos individuais.

Localização: Avenida Ministro Mário Andreazza, 916 - Distrito Industrial de Manaus.

Ano de construção: Concluída em 2014

Área construída: 14.300m²

Fonte: Supérfluo Necessário (Arquitetura e Estilo de Vida) <http://superfluonecessario.com.br/os-arquitetos-marcelo-correia-e-karina-vieiralves-apresentam/>

Histórico: Em 1986, por meio de um convênio firmado entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Governo do Estado do Amazonas, Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM) e o Centro das Indústrias do Estado (CIEAM), foi criado o Centro Estadual de Ensino Profissionalizante em Informática (CEPI) com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho. Em 06 de abril de 1987, a Fundação de Ensino e Pesquisa “Matias Machline” (FEPEMM) inicia as suas atividades em regime de tempo integral, preparando os jovens no ensino acadêmico e profissionalizante nas áreas de informática e eletrônica.

Em 12 de agosto de 1994, morre o Sr. Matias Machline em trágico acidente nos Estados Unidos. A morte do fundador afetou consideravelmente o grupo Sharp e, consequente, a Fundação. Dois anos depois, já eram visíveis as dificuldades da escola, que seriam intensificadas nos três anos seguintes. O ano 2000 foi muito marcante para a Fundação, pois a empresa Nokia do Brasil Tecnologia Ltda, que se consolidava como uma das mais importantes do PIM, iniciava as negociações para assumir a escola como sua nova mantenedora.

Em 2001 iniciam as atividades da Fundação Nokia de Ensino (FNE), com nova estrutura, quatro cursos, sendo Eletrônica, Informática, Mecatrônica e Telecomunicações, 160 vagas e com uma filosofia educacional totalmente voltada à busca contínua pela excelência da educação, tornando-se em pouco tempo uma das melhores instituições de ensino da Região Norte.

Fonte: Fundação Matias Machline <http://fundacaomatiasmachline.org.br/a-fundacao/sobre-a-fundacao/>

2. ANÁLISE PROJETUAL

2.1. Partido e volumetria

O conceito foi baseado na necessidade de promover um espaço totalmente novo para a escola, condizente com os princípios de intenso convívio da comunidade escolar e da prática do ensino de excelência que a escola busca constantemente, aliado a muita tecnologia. Isso tudo sem parar o funcionamento das instalações anteriores.

O partido do projeto veio por meio da biblioteca em balanço que fica na parte frontal do terreno, possui uma vista para o exterior e ao mesmo tempo para a área interna, assim mantendo o princípio da escola de manter os olhos “lá fora”, no mundo, no conhecimento geral, mas sempre olhando pra dentro, para as raízes e a comunidade. Distribuído em 2 blocos, onde estão localizadas as salas de aula e de apoio pedagógico, interligados através de passarelas, e 1 bloco paralelo ao limite frontal onde estão as funções administrativas da escola com destaque para a biblioteca, uma caixa com faces em vidro projetada em balanço sobre o afastamento frontal.

Etapas da construção:

Situação original Etapa 1

Etapa 2 Etapa 3

Etapa 4 Etapa 5

Implantação Atualmente

Legenda:

Área construída

Área demolida

Área verde

Fonte: Supérfluo Necessário (Arquitetura e Estilo de Vida) <http://superfluonecessario.com.br/os-arquitetos-marcelo-correia-e-karina-vieiralves-apresentam/>

2.2. Materiais e sistema construtivo

Com a necessidade de oferecer um espaço novo para melhorar o convívio e o ensino que a escola busca, as obras foram realizadas por blocos, ou seja, demoliram um bloco e construíam outro e por isso não interromperam o funcionamento total.

Possui a estrutura em concreto armado, área da biblioteca em balanço, utiliza bastante vidro como acabamento, os corredores possuem aberturas para ventilação natural com guarda corpo em metal.

As salas de aulas contam com apoio tecnológico como lousa interativa, internet sem fio, ambiente com climatização e iluminação artificial.

Fonte: Supérfluo Necessário (Arquitetura e Estilo de Vida) <http://superfluonecessario.com.br/os-arquitetos-marcelo-correia-e-karina-vieiralves-apresentam/>

3. ANÁLISE FUNCIONAL

3.1. Implantação e relação com o entorno urbano

Planta de cobertura. Projeto Atempa Arquitetura.

Fonte: Supérfluo Necessário (Arquitetura e Estilo de Vida) <http://superfluonecessario.com.br/os-arquitetos-marcelo-correia-e-karina-vieiralves-apresentam/>

O edifício, que apresenta área de construção de 14.300m², é distribuído basicamente em 2 blocos longitudinais ao terreno, onde estão localizadas as salas de aula e de apoio pedagógico, interligados através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com