TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO TH4 – O MOVIMENTO ROMÂNTICO, O HISTORICISMO E O ÍNICIO DO MOVIMENTO MODERNO 

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Católica de Brasília
Disciplina TH4 – Professora: Carol Menzl
Aluno: Daví Carvalho Fontes – UC16101566

FICHAMENTO TH4 – O MOVIMENTO ROMÂNTICO, O HISTORICISMO E O ÍNICIO DO MOVIMENTO MODERNO (1760-1914) (PG 361-394).

‘’O Movimento Romântico teve origem na Inglaterra.’’ (pg. 361).

‘’Na literatura, o Romantismo é a reação do sentimento contra a razão, da natureza contra o artificialismo, da simplicidade contra a ostentação, da fé contra o ceticismo.’’ (pg. 361).

‘’A atitude romântica é de nostalgia, isto é, antagonismo ao presente, um presente que, para alguns, era principalmente a frivolidade rococó, para outros o racionalismo sem imaginação, e para outros ainda, um feio industrialismo e comercialismo.’’ (pg. 361).

‘’O elemento medieval das torres nas igrejas de Hawksmoor não foi determinado nem por um desejo de conformidade, nem pela graça, e sua concepção da Idade Média como um período de virilidade primeva ultrapassa Wren. ‘’ (pg. 363) .

‘’Seu líder foi Vanbrugh, a quem se deve a penetração do Gótico barroco na arquitetura residencial. Sua própria casa em Blackheath (1717-1718) tem a aparência de um castelo e possui uma torre arredondada que lembra uma fortificação. Introduziu também estruturas de castelo em muitas das construções que executou ou projetou. (pg. 363).

‘’Entretanto, além do primitivo caráter medieval, os castelos, para ele, significam alguma coisa mais. Não que ele construísse de fato simulacros de ruínas como se fez no final do século XVIII, mas defendeu a preservação de ruínas autênticas quando as encontrou porque elas ‘’provocam reflexões vivas e agradáveis... sobre as pessoas que aí habitaram e sobre os memoráveis feitos que aí se realizaram’’ e também porque ‘’com teixos e azevinhos da agreste vegetação’’ compuseram ‘’um dos mais agradáveis objetos que o melhor dos pintores de paisagens poderia criar’’.’’ (pg. 363).

‘’Vanbrugh utiliza dois argumentos, ambos empregados pelos teóricos do século XVIII: o associativo e o pitoresco.’’ (pg. 363).

‘’O grande nome da história do paisagismo da metade do século XVIII foi Lancelot Brown. São dele os gramados amplos e suaves, os grupos de árvores artisticamente espalhados e lagos sinuosos que revolucionaram a arte do paisagismo em toda a Europa e América.’’ (pg. 366).

‘’Robert Adam é conhecido internacionalmente como o pai do neoclássico na Grã-Bretanha.’’ (pg. 366).

‘’O que Adam admirava em um edifício, segundo suas próprias palavras, era ‘’a ascensão e a queda, o avanço e o retrocesso e outras diversidades de formas’’, assim como ‘’a variedade de modelagens leves ‘’.’’ ( pg. 367).

‘’O que vinha sendo empregado como dórico era uma variedade muito mais esbelta, atualmente conhecida como romana, quando estriada, ou toscana, quando não. As proporções curtas e grossas da ordem dórica grega e a completa ausência de base chocaram os palladianos.’’ (pg. 368).

‘’Mas o estilo da porcelana de Wedgwood é delicado e elegante, mais próximo de Adam do que dos gregos.’’ (pg. 369).

‘’Um templo dórico como de Stuart, por exemplo, embeleza o gramado de Hagley, perto de Birmingham; nas proximidades, mesmo proprietário levantou, ao mesmo tempo; uma ruína gótica para servir de casa de guarda, e um pavilhão rústico em momória do poeta Thomson, autor de Seasons.’’ (pg. 369).

‘’A única diferença entre o dórico e o gótico de Hagley é que um é correto e o outro não. O proprietário, devido a sua educação clássica, pôde observar um, mas não outro. Também os arquitetos, e mesmo os construtores das províncias, por volta de 1760, conheciam o suficiente sobre as ordens e detalhes da Antiguidade para poderem reproduzir um Panteon em miniatura ou uma ruína de aqueduto romano sem muitas falhas.’’ (pg. 369).

‘’Em um aspecto ele estava, em seu trabalho gótico, à frente de outros que tinham gosto similiar, notadamente William Kent, a quem conhecemos como palladiano e como pioneiro do paisagismo pitoresco: Walpole insistia em que seus interiores tivessem detalhes corretos. Lareiras ou painéis murais eram copiados de gravuras de tumbas e painéis medievais.’’ (pg 370).

‘’Quando, um pouco mais tarde, o Movimento Romântico introduziu esses sentimentos no paisagismo, grande parte dos ornamentos comuns nos jardins foram eliminados por serem considerados inadequeados.’’ (pg 371).

‘’O Gótico, agora, já não é apenas um estilo da mesma categoria do Rococó, do chinês e do hindu; representa tudo que é genuíno, sincero, elementar – na verdade, representa tudo aquilo que Winekelmann e ,um pouco mais tarde, o próprio Goethe perceberam na arte grega.’’ (pg 372).

‘’Diz-se que o Petit Trianon pressupõe influências do palladianismo inglês. Mas há poucos elementos, no conjunto ou nos detalhes, que justifiquem tal afirmação.’’ (pg 375).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com