TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Bases ecológicas para o desenvolvimento sustentável

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Ecologia Urbana

Bases ecológicas para o desenvolvimento sustentável: ecologia urbana.

2

JACOBI, C. Bases ecológicas para o desenvolvimento sustentável. Ecologia urbana. 1999.

Uma cidade pode ser considerada por muitos um ecossistema, enquanto outros afirmam que não. Em parte, essa ideia surge da interação que as cidades têm com o meio ambiente e da necessidade do meio ambiente para a produção alimentar.

As cidades dependem das áreas verdes, como mencionado anteriormente, para suprir sua necessidade de alimentos. Há muitas cidades, que devido a uma série de fatores precisam importar água e matérias primas, estas últimas sendo manufaturadas e trocadas por produtos necessários à sua sobrevivência.

Surge um sério problema, especialmente quando a entrada de matérias primas é constante e maciça dentro de uma cidade, que muitas vezes não consegue eliminar os resíduos formados, tendo como consequência um aumento da concentração de determinadas substâncias até o ponto de serem consideradas poluentes.

Quando uma cidade atende as condições adequadas para a sobrevivência, como disponibilidade de alimento e locais de reprodução, várias espécies animais podem passar a fazer parte dos ambientes urbanos. As aves fazem parte do grupo dos vertebrados, que se adaptam muito bem às cidades. Os ratos possuem alta capacidade de dispersão e alta capacidade reprodutiva, que aliada a falta de inimigos naturais os torna uma espécie invasora.

Alguns invertebrados também fazem parte das cidades e centros urbanos, tratam-se de espécies oportunistas como as baratas, formigas, cupins, piolhos, mosquitos, etc. são espécies diretamente vinculadas ao homem, muito bem adaptadas e de difícil controle.

Como todos os animais citados acima vivem em estreia associação com o homem, se o crescimento populacional de uma espécie começar a afetar alguma atividade humana, esta espécie passa a ser considerada uma praga.

Asfalto e as superfícies impermeáveis substituem a vegetação, fazendo com que a água escoe rapidamente, sem ter o tempo necessário para evaporar e resfriar o ar. O calor gerado na cidade ajuda a aquecer ainda mais o ar (metabolismo, indústria e veículos).

Uma série de problemas ambientais são iniciados nas cidades, grande parte dos problemas são gerados através de emissões gasosas e particuladas à atmosfera, que afetam diretamente as cidades e também outras áreas mais distantes.

A poluição do ar, conjuntamente com o destino dos resíduos sólidos e da precariedade do saneamento básico afetam de modo drástico as cidades.

Já um aspecto que deve ser levado em conta, que diz respeito a densidade populacional é a transmissão de doenças. Os centros urbanos viraram um reservatório de doenças e as viagens internacionais propiciaram a introdução de mais doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com