TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA E A FAMÍLIA SÃO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

A ESCOLA E A FAMÍLIA SÃO AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a reflexão sobre a participação ativa da família na escola para a construção do desenvolvimento do(a) aluno(a). Como e de que forma a família pode apoiar a escola, qual a melhor maneira de ambas as partes contribuírem para que ocorra um ensino-aprendizagem efetivo na educação do(a) aluno(a). Em análise nos dias atuais, foi observado que ainda existem algumas dificuldades entre esta parceria, família e escola. Pois poucas famílias procuram a escola para tratar de assuntos referentes a educação de seu(sua) filho (a). Pesquisas qualitativas, mostram instituições sem apoio e pouca participação dos pais, em decorrer da vida agitada e corrida do mundo moderno. Isto nos oferece a chance de poder usar esta deficiência como estudo para pesquisas e questionamentos do quanto uma família participativa ajuda no desenvolvimento e crescimento do indivíduo na sua caminhada escolar e formação global.

É muito importante exercer os papéis com sabedoria e responsabilidade de todos.

Palavras-chave: Família, Participação, Escola

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pretende analisar e compreender a importância da família, na vida escolar da criança, considerando até que ponto a influência dos pais interfere na aprendizagem e como a parceria escola e família podem beneficiar a formação integral do indivíduo.

Quando a relação família e escola acontece, os pais sentem confiança, assim contribuem para que a criança desenvolva seu aprendizado, explorando seu potencial e realizando a descoberta da sua própria identidade.

À família cabe a tarefa de educar, transmitir normas, ética, valores, ideais e crenças. Portanto a escola tem o papel de ser um instrumento de educação e formação de atitude e opiniões.

A junção das duas partes traz um beneficiamento ao aluno, tendo na escola o aprendizado necessário para a vida profissional, politica, formando sua opinião, com o apoio da família como um alicerce na sua vida emocional, dando valores, regras, etc. A criança que tem essas junções , têm uma vida escolar de aprendizado mais fácil, rápida, chegando ao objetivo da escola junto á família e uma educação de qualidade.

http://www.escolansbrasil.com.br acesso em 30/05/2019.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A família representa o alicerce, a base para construção social e formação completa do indivíduo, tendo como papel decisivo a formação de caráter, a falta de participação dos pais na escola, gera um conflito constante, Prado (1981, p. 9) afirma que embora em momentos difíceis “A família como toda instituição social, apesar dos conflitos é a única que engloba o indivíduo em toda sua história de vida pessoal”.

A sociedade tem passado por profundas mudanças que tem afetado de forma fundamental a estrutura e equilíbrio das famílias. A escola também, ainda que de forma mais lenta e compassada , tem procurado se adaptar a essas mudanças, o importante nos dias atuais é a interação entre ambas, promovendo uma maior eficiência na educação e ensino das crianças.

“Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, à família cabe oferecer à criança e adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola instruí-lo, para que possam fazer frente as exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência”.(OSORIO ,1996, p.82).

Com a modernidade também ocorrem algumas variáveis que afetam a vida escolar da criança na escola, uma delas é a taxa de pais divorciados, que influenciam o psicológico da criança.

Essas famílias têm dificuldades de oferecer o que costumamos chamar de “educação de berço”.

Segundo Vasconcellos (1995, p. 22), muitas famílias desestruturadas, desorientadas, com hierarquia de valores invertida em relação à escola, transferindo responsabilidades suas para a escola[...], a família não está cumprindo sua tarefa de fazer a iniciação civilizatória: estabelecer limites, desenvolver hábitos básicos.

A base dos eixos fundamentais que orientam a vida e constituem a chave do comportamento humano, segundo Izquierdo Moreno (2001, p. 5), são os valores. Esses destoam do cenário que configura nossa realidade, necessitando ser resgatados e incentivados em todas as esferas do desenvolvimento e convívio humano.

Os valores do indivíduo começam a ser formados quando ainda criança, ele vai aprendendo com a família, escola, instituições religiosas o que são valores e o que está dentro do seu convívio social. A escola e a família tendo uma parceria no dia a dia, ajuda a criança em seu desenvolvimento pessoal e social.

Segundo Beatriz Ferraz(porvir.org/confiança-entre-familia-escola-e-base-para-educação-infantil.pg1),

É preciso que a escola crie espaços para a troca com a família, tanto no dia a dia, como em momentos específicos como nas entrevistas iniciais, reuniões e eventos. Nessa parceria a informações importantes que a família precisa contar as professoras, entre elas aquelas que são relevantes para o dia da criança na escola. O mesmo vale para a escola, já que a fatos relevantes que precisam ser compartilhados com a família no final de um dia na instituição.

A participação da família na educação formal dos filhos precisa ser constante e consciente, pois vida familiar e vida escolar se complementam.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

A presente pesquisa abordou a seguinte questão, o quanto uma família participativa influencia na vida escolar do aluno.

A pesquisa foi feita por meios bibliográficos, usando artigos, teses, pesquisas anteriores sobre o tema e livros.

Partindo do conceito de família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com