TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases genéticas do desenvolvimento infantil

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

1. Bases Genéticas do Desenvolvimento Infantil.

1.1 Desenvolvimento do Pré- Natal ao Nascimento.

Alguns teóricos do desenvolvimento firmam o período do pré- natal como padrão para o desenvolvimento da geração até a morte. Pré-natal,dividido em três períodos.

Período Germinal (Fecundação até a Segunda Semana)

Ocorre em até 14 dias quando o zigoto divide- se no útero dando início a gravidez e em algumas horas passa a se duplicar primeiro com 16, depois 32 e 64 células, continua até 800 bilhões ou mais dando origem ao corpo humano e em três ou quatro dias chegará até o útero, no útero se implanta na parede uterina, iniciando-se a diferenciação, células agrupam-se em um lado e forma o disco embrionário, uma massa onde o embrião é formado, esta massa se diferencia em três camadas, superior onde a pele, unhas, cabelo, dentes, órgãos sensoriais e sistema nervoso. Inferior, forma-se o sistema digestivo, fígado, pâncreas, glândulas salivares e sistema respiratório. Meio, forma-se a camada interna da pele, músculos, esqueleto e circulatório. Outras partes se desenvolvem em órgãos que vão crescer e proteger o embrião como o saco amniótico com camadas externas, o âmnio e corem, como a placenta e o cordão umbilical.

Os nutrientes passam da mãe para o bebê. A placenta por sua vez, combate infecções, imunizando várias doenças. Os hormônios preparam a mãe para a lactação e por fim ocorrem as contrações uterinas para a chegada do bebê.

Período Embrionário (De duas a oito semanas)

Ocorre durante a segunda e oitava semana, nesse período desenvolvem-se o sistema respiratório, digestivo e nervoso. Sendo um período crítico, fica exposta a ação destrutiva do período pré-natal. Defeitos ocorridos durante a gravidez serão de menor importância. Embriões com defeitos graves, não permanecem vivos até o terceiro mês de gravidez.

Aborto Espontâneo

É a eliminação do feto que está no útero e não consegue permanecer fora dele, a maioria das mulheres não sabem que estão grávidas. Grande parte desses abortos ocorre de uma gravidez com algum tipo de anormalidade. Esse tipo de aborto ocorre também por causa do tabagismo, bebidas alcoólicas e o uso excessivo de drogas.

Período Fetal (Oito semanas até o nascimento)

Nesse período aparecem as primeiras células ósseas e inicia-se o período fetal, etapa final da gravidez. A essa altura, o feto cresce 20 vezes a mais que seu comprimento anterior, seus órgãos e sistemas o do corpo se agregam cada vez mais.

Até o nascimento, aparecem as unhas das mãos e pés e as pálpebras.

O útero e o saco amniótico concedem todo o movimento do feto, podendo assim, respirar, chutar, virar, mover os olhos, engolir e chupar o próprio dedo.

Menino pode ser mais ativo que a menina.

Na décima segunda semana, o feto engole e inala o líquido amniótico, esse líquido estimula os sentidos do paladar e olfato, ajudando no desenvolvimento da respiração e digestão. Respondem ao processo de vibração do corpo da mãe, podendo ouvir e sentir. Ocorrem na vigésima sexta semana e estabilizam-se na trigésima segunda semana.

Os bebês reconhecem o som que haviam ouvido no útero. Também preferem músicas e verbos ouvidos antes de nascer. Quando a mãe canta ou conversa com seu bebê, rapidamente responde aos estímulos gerados, como a lembrança de quando estavam sendo gerados.

1.2 Desenvolvimento Físico (Psicomotor) em crianças de quatro meses a um ano

Esse desenvolvimento ocorre no primeiro ano de vida sendo essencial para a próxima etapa de um novo desenvolvimento.

O nascimento chega a ser um choque, pois sai da proteção da barriga da mãe, saindo disparado ao novo mundo.

Desenvolvimento Físico: Ocorre na concepção, a dotação genética, relaciona-se com as influências ambientais, surgem as estruturas e órgãos corporais, também o crescimento do cérebro. O crescimento físico é o mais rápido do ciclo da vida, frágil às influências ambientais.

Quatro meses: Se senta apoiado a algo.

Consegue controlar a cabeça, olhando tudo a sua volta.

Consegue segurar brinquedos.

Cinco meses: Adquire mais forças nos membros.

Seis meses: Vira seu corpo para frente e para trás.

Senta sem nenhum tipo de apoio.

Passa objetos de uma mão para a outra.

Oito meses: Usa sua força para explorar toda sua criatividade.

Testa seu equilíbrio.

Dez meses: Senta por vontade própria.

Gatinham e andam segurando nas coisas, alguns andam direto, sem gatinhar.

Um ano: Alguns já andam sozinhos ou segurando nas mãos de alguém.

Brincam e rabiscam coisas.

1.3 Desenvolvimentos Cognitivos e Sociais em crianças de quatro meses a um ano

Desenvolvimento Cognitivo é capaz de aprender e lembrar, respondendo a estímulos sensoriais. Nos quatro meses se concentram no que vêem, podem tocar e ouvir. As crianças aprendem e compreendem sinais expressados, toda vez que ouve um barulho, procura saber onde está.

Desenvolvimento Social formam afetividade com os pais e conhecidos, passam da obediência à liberdade, começam a interagir com outras crianças.

Quatro meses: Ouve sons e os imita.

Olha tudo com muita atenção.

Procura por objetos.

Descobre seus pés e mãos.

Cinco meses: Consegue fazer as coisas por mais tempo.

Emite sons p si próprio.

Seis meses: Pede colo, levantando seus braços.

Pode estranhar ou ficar tímido ao ver pessoas desconhecidas ou há muito tempo sem as verem.

Sete meses: Começam a entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com