TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Iniciação á História da Arte

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 3

O autor inicia o texto dando um breve relato sobre a pré-história  e como o homem evolui ao longo dos anos, como ele mesmo diz - [..] “saindo de uma marcha lenta para uma marcha acelerada”.(p.22)

Um exemplo claro que é relatado no texto foi a invenção da escrita através das civilizações históricas do Egito e Mesopotâmia. O Egito sempre foi uma das civilizações mais soberanas, e por consequência consideras rigorosamente conservadora. E Janson relata de forma minuciosa como era esse povo, sua forma de agir e principalmente em relação á sua arquitetura.

A história do Egito se divide em dinastias de soberanos, começando pela Primeira Dinastia, um pouco antes de 3000 a. C.(p.22). O que se sabe sobre a civilização egípcia é baseado somente nas sepulturas e no seu conteúdo.

Ao contrário do que muitos de nós pensamos em relação quanto á sua forma de vida após morte, pensando em fantasmas, espíritos sombrios. Janson relata que para eles, o homem pode obter sua própria felicidade após a morte, só basta equipar com sua sepultura o que chamam de Ká(um corpo para habitar. Que seria uma espécie de seu próprio cadáver mumificado,uma estátua de si mesmo.(p.24).

Na página 26, Janson falar sobre como era a arquitetura do povo egípcio. Começando pelas mastabas, que seria um túmulo de forma trapezoidal, chegando á alcançar um tamanho admirável. E dentro delas existiam capelas feita especificamente para oferendas ao Ká.

Logo essas mastabas se transformaram nas famosas Pirâmides. O autor relata que essas pirâmides que são tão famosas para nós no dias de hoje, eram cenário de grandes celebrações religiosas, tanto durante quanto após a morte do faraó. (p.26).

Janson relata que o desenvolvimento dessas pirâmides só atingiu seu ponto culminante durante a Quarta Dinastia, na famosa  pirâmide de Gizé.(p.27).

Houveram outras grandes pirâmides como a Grande Esfinge, uma corporificação da realeza divina. Essas pirâmides caracterizaram ainda mais o poder dos faraós.Que tiveram seu apogeu após o termino da Quarta Dinástia.

No Novo Império(p.28), Janson relata que o Egito entra em período de distúrbio políticos e má sorte durante setecentos anos. O país foi invadido por hiscos, um povo asiático, que se apoderam de quase todo o Egito durante cento e cinquenta anos.

Influenciando a arte egípcia, que ganhou uma gama de stilos e qualidades, saindo do conservadorismo á uma brilhante criatividade, como o próprio autor diz.

No Novo Império a arquitetura seguiu por outro lado: A construção de templo de Âmon. Uma grande edificação repleta de grandes pátios e fachadas, da qual foi projetada para ser apreciada somente a partir do seu interior.

Porém o autor relata que o desenvolvimento do culto de Âmon trouxe uma ameaça inesperada á autoridade real.(p.29). Fazendo com que os sacerdotes de Âmon  se transformassem em uma nova casta.

[...] Amenhotep IV,[...] mudou se nome para Akhenaton, fechou os templos de Âmon e transferiu a capital para um novo local.(p.29).

Ele se revolucionou não somente em sua fé, mas também em sua preferências artísticas. A arte retorna ao seu passado caracterizando um maior realismo. O que durou longos anos.

Com a morte de Akhenaton as tradições religiosas foram rapidamente restauradas, mas algumas influencias ainda ficaram marcadas.

Considerações

O texto mostra de forma clara a mensagem que o autor quer expressar. A linguagem foi bem adaptada para que qualquer pessoa entendesse o texto e isso para mim é um dos fatores mais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com