TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de texto (parte: p. 17-30): Introdução ao urbanismo

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento: MADARIAGA, I. S. Introducción al urbanismo. Conceptos y métodos de la planificación urbana. Alianza Editorial, 1999.

(fichamento entre as páginas 17 e 30).

O URBANISMO COMO PROBLEMA ESTÉTICO-FORMAL

Pág. 17

A primeira tradição é a mais ligada a arquitetura por sua consideração do urbanismo como problema estético-formal. Esta tradição se iniciou no Renascimento com a aparição tanto de uma teoria ou discurso específico, como de uma prática, também específica, ligada a esta nova visão teórica.

A arte urbana é uma atividade diferenciada dos modos anteriores de produzir a cidade. Até o Renascimento, e ainda hoje em certas partes do mundo, a cidade é resultado direto do funcionamento de determinadas práticas sociais, jurídicas, administrativas, religiosas ou políticas [...] a arte urbana pelo contrário, é concebida por artistas, que configuram um espaço culto e tem uma finalidade estética explícita, também, um caráter teórico.

Alberti, autor do primeiro livro de arquitetura publicado no mundo ocidental, inaugura toda uma tradição de “tratadistas” [...] elabora uma teoria de concepção arquitetônica e urbana na tradição aristotélica: para ele a concepção não se baseia em modelos prévios , mas, pelo contrário, em uma série de regras e princípios que constituem uma espécie de linguagem a partir do qual se geram/produzem os espaços construídos.

Pag.19

[...] arquitetura urbanismo são a mesma coisa. Em ambos os casos trata de conceber e vincular de forma coerente os elementos de uma totalidade. A arte urbana aplica as noções de proporção, regularidade, simetria e perspectivas [...]

Pag. 20

Nos finais do século XVI a arte urbana se extende pela Europa: os primeiros experimentos são os franceses da primeira década do XVII [...]

Junto a estas formas cultas de tratar certos espaços urbanos, e mesmo certas cidades em sua totalidade, sobrevivem em toda Europa as formas tradicionais de fazer cidade, baseadas em paráticas sociais, jurídicas, religiosas, etc.

Pag. 21

O advento da revolução industrial põem ao fim a primazia da arte urbana, e também, supõem o desaparecimento paulatino no ocidente dos modos tradicionais de construção da cidade.

Equilíbrio albertiano entre os três princípios de rompe desde duas frentes distintas

1. A industrialização traz consigo uma nova ordem de prioridades que da primazia da utilidade, inaugurando com ela a tradição científico-técnico do urbanismo.

2. A própria evolução da arte urbana degenera até o academicismo, a media que os sucessores de Alberti privilegiam o prazer visual frente ao equilíbrio entre necessidade, comodidade e beleza.

Pag. 22

[...] a tradição da arte urbana persiste em certas manifestações. Na prática e no discurso dos primeiros urbanistas modernos existe um preocupação real pela forma urbana.

City beautiful

Pag. 23

Sitte, tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com