TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forma e design

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 2

ara Louis Kahn a forma é algo independente de circunstâncias, independente de um contexto, a forma representa a harmonia de espaços, representa a ordem, uma "harmonia de sistemas". Já o design é mais complexo, leva em conta as condições em que se projeta, considerando as variáveis como o terreno, desejo do cliente, a verba disponibilizada e todos os outros fatores externos que implicam no que se está projetando.

Com o passar do tempo a forma e o design foram se adaptando às necessidades da população que usufrui desse espaço, vide uma casa, antigamente, uma caverna era o único conceito de casa para o homo-sapiens, com o passar do tempo criou-se a precisão de moradias mais complexas, resultando na arquitetura que temos hoje.

Cada espaço tem sua essência, e essa é fundamental para a projeção de espaços. Não se projeta uma escola do mesmo jeito que se projeta um hospital, cada um tem suas necessidades específicas que precisam ser respeitadas. Mas o espírito da construção nos remete ao significado visto anteriormente da palavra design. O espírito do lugar é referente à sua essência, uma escola precisa ser um lugar que exala o espírito acadêmico, um espaço onde o ato de aprender seja agradável.

Kahn deixa clara a ideia que cada lugar tem suas características arquitetonicamente falando. Não se projeta um edifício em Luanda do mesmo jeito que se projetaria um edifício em Nova York, vide as diferentes demandas dos projetos da Igreja Unitária e do Consulado. Além da estética, os costumes e as funcionalidades são levados em conta. É quase impossível e incoerente replicar um determinado edifício em diferentes condições.

As cidades precisam de uma renovação, algo que dê a elas movimento, fluidez; as cidades precisam ser repensadas para suprir as necessidades atuais do ser humano, vide Carcassoone, uma cidade que foi projetada com um conceito diferente e moderno, uma cidade que retoma a teoria que o centro é um lugar para ir e não para passar. A organização é o futuro das cidades que estão clamando mudanças, mudanças que priorizam otimizar a vida citadina.

A ordem, a forma, o design, a natureza, o espaço e a arte coexistem de forma harmônica, uma completa a outra.

Por fim, Louis Isadore Kahn foi um dos principais arquitetos do século XX, nasceu da Estônia, mas logo se mudou para os Estados Unidos. Representando a transição da arquitetura moderna internacional para a monumental expressiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com