TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forte de São Marcelo - Salvador - BA

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Forte de São Marcelo

[pic 1]

O forte de São Marcelo também conhecido como “Forte do Mar”, erguido no período colonial, concebido pelo engenheiro mor Francisco de Frias da Mesquita, teve sua edificação concluída em 1623.

[pic 2]

O Forte está localizado sobre um arrecife na Baia de todos os Santos,  a 300 metros da Costa, frente ao centro histórico da cidade de Salvador – BA

[pic 3]

O Forte de São Marcelo é o único de planta circular no Brasil.

Possui uma área construída de 2.600m². Possui uma torre central, de forma circular, com dimensões de 15m de altura por 36m de diâmetro e cerca de 145m de circunferência.

O pátio tem 10m de largura, separando a torre de um anel perimetral, de planta quase circular (achatada na direção leste). O piso do anel perimetral tem altura de 15m acima do terrapleno, exceto na direção leste, voltada para a cidade, que é de 12m. Sob a torre estão: a cisterna, o calabouço, a capela, o armazém de pólvora e os quartéis que, após a construção da nova praça alta de tiro sob o terrapleno perimetral, transformaram-se em celas. Sobre a nova edificação, estão instalados o corpo da guarda, a cozinha e os quartéis da guarda do comandante. Essas salas, retangulares, possuem cobertura em abóbada de berço.

[pic 4][pic 5]

O Forte de São Marcelo (à esquerda) foi inspirado no Forte de São Lourenço de Bugio, em Portugal, que também se encontra sobre um arrecife em meio ao mar.

[pic 6]

Seu projeto original, no estilo renascentista, visava melhor resistir às correntes e marés, permitindo a realização do tiro em qualquer direção. Sua estrutura, na atualidade, é composta de cantaria de arenito até a linha d'água e o restante em alvenaria de pedra irregular.

Referências Bibliográficas:

 Wikipédia < https://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_S%C3%A3o_Marcelo>

                                                 Fundação Cultural Exército Brasileiro < http://www.funceb.org.br/images/revista/6_9h7l.pdf>

 Fundação Joaquim Nabuco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (394.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com