TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Por:   •  27/4/2015  •  Monografia  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução.

Hoje em dia é cada vez mais comum presenciarmos parcerias e alianças estratégicas entre pequenas, médias e grandes empresas. Esse tipo de ação consiste na união de empresas na busca de um objetivo comum entre si e são vários os modelos e formatos para que ocorra a parceria e as alianças estratégicas.

Para Deresky “alianças estratégicas são sociedades entre duas ou mais companhias que chegam à conclusão de que a melhor maneira de atingir seus objetivos mútuos é pela combinação de seus recursos – financeiros, gerenciais e tecnológicos – e também de suas vantagens competitivas mais características”.

Neste trabalho nosso objetivo é apresentar formas de parcerias e alianças estratégicas para uma empresa de médio porte no ramo da construção civil.

Casa e Companhia situada na cidade de Canoinhas –SC.

A empresa não possui produtos diversificados. Tem problemas com relação à demora no atendimento e também a entrega de mercadoria não tem prazos confiáveis.

Região com diversas classes sociais onde predomina a classe D com renda de 1 a 3 salários mínimos, classe C com renda de 3 a 5 salários mínimos, a classe A com renda maior de 15 salários mínimos, a classe B com renda de 5 a 15 salários mínimos e a classe E com renda de até 1 salário mínimo.

Desses grupos de classe, a empresa tem 80% do mercado das classes C e D, 3% da classe E, 10% das empresas e 8 % das classes A e B.

POSSIVEIS INOVAÇÕES.

A empresa casa e companhia tem modelo de atuação antigo e antiquado, em formas não praticadas hoje em dia, ou seja não acompanha uma forma de venda que cresce a cada dia, em praticamente todos os segmentos, que é a venda pela internet.

Será necessário também se reestruturar na parte de controle administrativo com aquisição de computadores, máquinas, ferramentas, softwares , programas, e etc, para gerenciar um novo tempo cheio mudanças.

Com a vendas pela internet abre-se espaço para a contratação de novos funcionários, e também ampliação física do local de estoque de mercadorias de reposição e aumenta a área de atuação, criando margens para novos produtos e serviços, nesse tipo de venda a inadimplência é zero, o produto só entregue mediante pagamento em boleto a vista e/ou mediante pagamento com cartão de credito, onde o cliente escolhe a melhor forma de parcelamento de acordo com sua necessidade.

Dentro do termo Inovação a Casa e Companhia deve partir de um principio fundamental que a qualificação de seus funcionários, adequando-os a realidade atual, com treinamento diversos, na pratica de telemarketing e atendimento aos clientes, tornando-os capazes de ser o diferencial dentro da organização, quando se tem funcionário qualificado e preparado para atender todas as expectativas do cliente, esses são capazes de fazer uma leitura do que o cliente necessita e assim passar todas as informações para fechar a venda.

A Casa e Companhia pode se aliar a empresas de construção das cidades vizinhas, formando uma rede, tornando –se mais forte e mais conhecida na região, ampliando sua área de atuação, deixando- a mais conhecida e competitiva no mercado, consolidando uma marca. Para isso é preciso também criar uma política forte de relacionamento e atendimento priorizando sempre a satisfação total do cliente. Isto é atender a expectativa de cada cliente quanto ao prazo e condição de pagamento.

Quadro comparativo.

Casa e Companhia.

Fatores-chave Condições Atuais Inovações e Melhorias.

Tecnologia O dono é avesso à tecnologia Vendas pela internet.

Pagamento pelo cartão de crédito

Instalação de um sistema de gerenciamento.

Pontualidade Falta produto para atender Alugar galpão para estoque

demanda.

Agilidade Motoristas e atraso. Contratar carreto através de terceirização.

Equipe Funcionários abertos ao Capacitar os funcionários através de treinamentos.

desenvolvimento profissional.

Possíveis Parcerias.

Para alcançarmos tais melhorias, pesquisamos no mercado algumas empresas que poderíamos fazer parcerias e alianças.

Empresa: Doce Lar Pinturas.

Publico alvo: todas as classes.

Tipo de serviço: pintura residencial e empresas.

Firmando a parceria, a empresa Doce Lar Pinturas forneceria seus produtos a preço de custo no sistema de consignação para a empresa Casa e Companhia que por sua vez teria um novo produto para venda, receberia um treinamento especial de vendas e ainda receberia uma porcentagem sobre a mão de obra caso fosse feito uma venda casada (tinta e mão de obra).

Empresa: Severino Reparos.

Publico alvo: todas as classes.

Tipo de serviços: reparos em residências, serviços de encanamento e construção.

Essa parceria ajudaria a empresa a arrecadar um ganho maior sobre as vendas dos seus produtos, já que teria a opção de oferecer ao cliente a troca do produto a ser vendido e também a empresa Severino Reparos teria um aumento significativo nos seus serviços.

Essa parceria também visa o processo de qualificação da equipe de vendas, uma vez que, fechando a parceria, a empresa Severino Reparos se prontifica a dar um treinamento mensal sobre produtos e serviços de reparos.

Empresa: Jessé Elétrica.

Publico alvo: todas as classes.

Tipo de serviços: desde reparos elétricos em geral até instalação de toda a rede elétrica.

Empresa de um antigo funcionário e grande amigo do Senhor Roberto o que levaria a um entendimento melhor entre as partes já que Jessé conhece a empresa e a sua política de trabalho.

Empresa: Rede Construir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com