TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA

Por:   •  21/10/2017  •  Resenha  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

VAUTHIER(nordeste): CASAS DE RESIDÊNCIAS NO BRASIL

Portugal foi ocupada por Roma até o século 4, e no séc 6 os muçulmanos invadem, com isso Portugal teve influências culturais que refletem no Brasil através de seu colonizador. A relação dos cômodos serem tratados como alcovas quase sem ar e luz vemos claramente influência muçulmana que nos traz a noção de privacidade. As casas brasileiras eram bem parecidas: habitações estreitas e longas, forma rígida, sem muito requinte, ar e luz recebidos apenas pelas duas extremidades, pouca variação de disposições internas. Uso de muxarabi  (sacada protegida): provoca um ambiente protegido de luz. Quando assobradada, o térreo é obrigatoriamente loja, não existe casa de dois pavimentos.  Telhado sempre de duas águas, para frente e para trás,  deste modo as casas são escuras, pois são geminadas. Modelo das plantas: sala na frente e nos fundos, corredor no meio, alcovas ao centro.

[pic 1]

----------------------------

 “Uma sala na frente, uma sala nos fundos; comunicando-se cada uma dessas peças, há uma ou duas alcovas fechadas por meio de portas envidraçadas; entre esses dois grupos; um corredor, mais ou menos comprimido, de onde parte a escada e para onde dão, às vezes, diversos cubículos sem iluminação. Tal é a disposição geral dos andares acima do rés-do-chão. ” Vauthier associa a arquitetura residencial à forma de viver da família tradicional e escravocrata brasileira.

RÉS DO CHÃO

a VESTÍBULO - pátio ou pórtico exterior, de acesso à entrada principal de uma construção.

e DORMITÓRIO DE ESCRAVOS HOMENS AO LADO DO VESTÍBULO

c ESCADA

f ALCOVAS - aposento, adjacente a uma sala e de dimensões reduzidas, destinado a servir de dormitório.[pic 2]

d DORMITÓRIO DE VISITANTES

g PÁTIO

h COCHEIRA - para guardar carruagens

PRIMEIRO ANDAR

A cada lado da escada possui alcovas, sala de frente com sacada e sala posterior, um corredor de serviço.

SÓTÃO

Sala de jantar, cozinha, copa e quarto de engomar e das escravas

Emprego quase exclusivo de tijolos na alvenaria e vigamento do telhado com disposição simples. A casa até o momento descrita era de classe média, em um bom bairro.

  • A moradia dos escravos: cinza, grande telhados mal cobertos, com várias portas estreitas compridas chaminés;
  • A casa do senhor branco: Com pé direito alto, com escadaria para vigiar o que acontece ao seu redor.

------------------------------------------------------------------------------------------------

MORADA PAULISTA

São Paulo promove entradas e bandeiras, a busca por pedras preciosas mais adentro do Brasil para enriquecer. 1500 a 1554 Portugal ocupa a região e fazem exploração mercantil, compra e venda. 1554 a 1611 Ocorre após a mestiçagem de tudo. São paulo cresce espontaneamente. Os jesuítas tentam domesticar os índios.

As casas ficavam à meia altura da paisagem[pic 3] 

sob um domínio pleno da vasta região. Sempre construída sob plataformas artificiais (pedra ou cerâmica) ou  bases naturais (barro socado). Planta quadrangular, facilita o telhado com arremate na ponta. [pic 4]

Na parte frontal há uma varanda entalada (religioso e receber) que dá acesso à sala de estar/receber, a partir dessa sala, conecta-se a área íntima (laterais) e de serviço (aos fundos).

TÉCNICAS UTILIZADAS: taipa de pilão (o barro é socado entre duas madeiras). CARACTERISTICAS DO TELHADO: piramidal com longos beirais para proteger a taipa da agua, janela com madeira em quina para segurança.

------------------------------------------------------------------------------------------------

CASAS RURAIS NO RIO DE JANEIRO ATÉ O SÉCULO XVIII

CARDOSO

CASA GRANDE e CAPELA SEPARADA - arquitetura mais refinada

ENGENHO DE CANA DE AÇÚCAR (prédios maiores) e SENZALA - mais simples

A arquitetura do séc. XVIII em nossa região são de casas quadrangulares, finas e compridas, telhado quebrado que permite o forro em gamela, porão habitável (quando nao se tem tulha = onde guarda mantimento fora da casa), coluna baixa, janela de quina para proteção, casas em U ou retangulares, uso de camarinha [pic 5]e trapeira [pic 6], degrau de convite (fora da casa).

PS: Não se usava vidro no século XVIII

PONTOS COMUNS NORDESTE E RJ : CASAS NO ALTO OU NA ENCOSTA (para ter visibilidade e controle do ambiente). OS ENGENHOS FICAM MAIS ABAIXO, perto dos rios para ter um ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO. A AGUA É FUNDAMENTAL.

TELHADO COM CUMEEIRA (não são piramidais), PRIMEIRO PAV UTIL E SEGUNDO ANDAR CASA.

RJ E MORADA PAULISTA SEMELHANÇAS: Varanda entalada ao centro com dois compart. aos lados, telhado piramidal (em alguns casos), pois na maioria tinha semelhança com a morada do Sudeste (RJ) e longo beiral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (680.2 Kb)   docx (579.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com