TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Ingá

Credenciada pela portaria Nº 776/16 MEC de 22 de julho de 2016.

KATI CAMILA DOS SANTOS

HISTÓRIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Edifício Estação da Luz

MARINGÁ

2018

Visto como um dos edifícios históricos mais marcantes em São Paulo, o edifício Estação da Luz atrai pessoas de todos os cantos, evidenciando sua importância na época passada, onde é refletida e vista nos dias atuais.

Antigamente, esse conjunto arquitetônico de grande destaque na cidade, podia ser percebido, partindo de suas formas diferenciadas de outras estações de trens, ou também, pelo emprego de materiais novos para a época, que só pelo fato de ser exportado de outro país, já podia ser visto como novo e moderno. O uso de diferentes técnicas construtivas, para a união desses materias, podia ser notado pelas pessoas como algo diferenciado, mostrando um certo desapego a tradição construtiva do país. Lembrando que, todo o contexto e espaço tinha um único objetivo, de transportar mercadorias, trazendo consigo a ideia de progresso, pela facilidade e rapidez de sua locomoção.

Diante disso, pode-se dizer que o edifício Estação da Luz, já foi um edifício moderno em sua época de surgimento. Pois numa região cafeeira, o desenvolvimento e construção da obra, buscou a agilidade na distribuição de produtos e pessoas pelo estado, apresentando uma vontade pela mudança, de trazer ideias novas de transformação, com o auxílio dos trilhos. E outro ponto que deve ser destacado, foi a união de diferentes tipos de materiais, estilos e aspectos de locais estrangeiros, que entram no país e são vistos pelas pessoas como, “o que é de fora, é novo, é moderno”.

Nos dias atuais, é possível afirmar que o prédio já não pode ser considerado moderno, mas como citado no início, histórico, pois traz consigo uma identidade construtiva marcada e fixada no passado, mas relembrada e vivida até hoje, com a implantação de diferentes usos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com