TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFRA-ESTRUTURA VERDE NA PAISAGEM URBANA CONTEMPORÂNEA: O DESAFIO DA CONECTIVIDADE E A OPORTUNIDADE DA MULTIFUNCIONALIDADE

Por:   •  17/2/2021  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Helena Madureira descreve em seu artigo alguns conceitos de “infraestrutura verde”, desenvolvendo discussões sobre o assunto, e procurando reunir outras abordagens para as percepções relacionadas aos sistemas de áreas verdes urbanas.

O termo “infraestrutura verde” é entendido como um conjunto de áreas verdes, com diferentes funções entre si que procuram relacionar a cidade com as zonas naturais.

Madureira cita a Revolução Industrial como ponto de partida para o reconhecimento da necessidade da criação de jardins e parques públicos nas cidades, por conta do grande crescimento desacerbado das cidades, gerando muitos problemas de infraestrutura, saneamento básico e funcionamento. De outra forma, a criação de parques e jardins surge pela falta de espaços livres para a população, melhorando a qualidade de vida.

Madureira menciona também, as “parkway” de Frederick Law Olmsted, como um projeto de conexão entre os parques e as áreas verdes. A conectividade entre as áreas naturais também consiste em um importante papel para a biodiversidade. Portando, as “greenway” consistem nas experiências mais marcantes para as funções ecológicas. Houve, ainda, um grande interesse nos sistemas fluviais, utilizando o termo “infraestrutura verde e azul”.

Seguramente, a multifuncionalidade da infraestrutura verde é muito diferente do que aquela que conhecíamos no passado, em uma cidade que já obteve um grande crescimento, com uma grande diversidade estrutural e funcional de áreas verdes, ordenando uma análise mais ampla sobre a oportunidade das tipologias multifuncionais de infraestrutura verde às áreas já urbanizadas.

Uma cidade urbanizada, potencializa a imposição de uma nova abordagem para a multifuncionalidade do conjunto de verdes e não se deixa levar apenas pela presença de parques e jardins, mas integra também lugares para a interação do espaço urbano-rural, não contribuindo como um elemento novo apenas para controlar a expansão urbana, mas alargando os espaços de intervenção.

O grande desafio encontrado em uma cidade já urbanizada é conseguir incorporar os valores ambientais e sociais em um território muito distinto do qual conhecíamos no passado.

De modo geral, a infraestrutura verde surge como uma alternativa de adaptação do desenho urbano que busca minimizar os efeitos da urbanização, tornando-se um campo de pesquisa para o assunto.

A ideia principal da autora é a conectividade entre espaços verdes e a cidade, ajudando a conservar o ecossistema natural, tornando as cidades mais aconchegantes para os moradores. Dentro desse conceito entram as “parkways”, que são avenidas ou parques responsáveis pela interligação de sistemas de áreas verdes, tornando-se a principal estrutura da cidade.

A natureza é indispensável tanto na cidade quanto no campo, isso nos leva a refletir sobre como podemos adaptar o ambiente natural ás nossas necessidades e interesses, portanto, existe uma relação complexa entre o homem e a natureza, não sendo resolvida apenas utilizando-a de maneira estética, mas para minimizar os impactos da urbanização das cidades.

Paralelamente ao conceito de conectividade, valoriza-se também, a multifuncionalidade das áreas verdes, como resultado da segregação espacial, trazendo alguns conhecimentos variados sobre os benefícios das áreas verdes em contextos urbanos, e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com