TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFRA-ESTRUTURA E TECNOLOGIA URBANA

Por:   •  2/4/2019  •  Seminário  •  15.596 Palavras (63 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 63

 LINHA DE PESQUISA 1 - INFRA-ESTRUTURA E TECNOLOGIA URBANA

Tema 1: Implantação de pavimentação e drenagem urbanas

ENGENHARIA URBANA

O crescimento da urbanização no Brasil está mudando o perfil das cidades. Cerca de 84% da população brasileira atualmente vive nas cidades.(IBGE,2004).

O crescimento das cidades traz consigo muitos desafios para a engenharia, tanto no aspecto ambiental, quanto na gestão e planejamento dos sistemas urbanos. O conjunto de sistemas técnicos de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas é conhecido como infra-estrutura urbana.

ZMITROWICZ e NETO (1997) definem estas funções sob os seguintes aspectos:

− Aspecto social: visa promover adequadas condições de moradia, trabalho, saúde, educação, lazer e segurança.

− Aspecto econômico: deve propiciar o desenvolvimento de atividades de produção e comercialização de bens e serviços.

− Aspecto institucional: deve oferecer os meios necessários ao desenvolvimento das atividades político-administrativas da própria cidade.

Pode-se classificar o sistema infra-estrutura como o conjunto dos seguintes

subsistemas técnicos setoriais: Subsistema Viário: é composto de uma ou mais redes de circulação, de acordo com o tipo de espaço urbano, sendo complementado pelo subsistema de drenagem de águas pluviais, que assegura o uso sob quaisquer condições climáticas. Subsistema de Drenagem Pluvial: tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações. Subsistema de Abastecimento de Água: tem como função prover toda a população de água potável suficiente para todos os usos. Sendo assim, a qualidade e a quantidade da água são, pois, as duas condições primordiais a serem observadas. Subsistema de Esgotos Sanitários: tem a função de afastar a água distribuída à população após o seu uso, sem comprometer o meio ambiente. Subsistema Energético: fundamentalmente tem a função de prover a população com dois tipos de energia: elétrica e de gás. Subsistema de Comunicações: compreende a rede telefônica e a rede de televisão a cabo.

O crescimento de algumas áreas, notadamente as mais periféricas, tem sido gerado de forma desordenada, exigindo que sejam repensadas algumas questões como: poluição das águas, atmosférica e sonora dos solos e do ar; escassez de recursos hídricos; enchentes; deficiências de transporte coletivo e problemas de tráfego; carências de infra-estrutura urbana, de habitações e ainda parcelamento inadequado do solo urbano, ocupação de margens dos rios, o assoreamento em cursos de água, lançamento de resíduos em terrenos desocupados, ausência de saneamento básico, esses problemas estão relacionados ao agravo de riscos para a saúde e deterioração da qualidade de vida. Além desses problemas, a ocupação de encostas induzem aos perigos de erosão, soterramento, expansão desordenada, habitações insalubres, e a impermeabilização excessiva do solo pela expansão das vias de circulação e áreas pavimentadas, acarreta a redução de áreas verdes representando também prejuízos aos ecossistemas urbanos.

A engenharia urbana, neste contexto, pode tratar de forma integrada, os problemas tradicionalmente abordados de forma setorial, reduzindo conflitos e desperdícios de recursos, enfatizando a importância de se criar ambientes urbanos sustentáveis. Promovendo a busca de soluções para estes desafios apresentados. Propondo soluções sustentáveis que atendam às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades, soluções em que haja a consciência de desenvolvimento econômico, social, proteção ambiental e aceitação cultural.

 TRANSPORTES

Podemos afirmar que uma das principais causas que propiciam o crescimento das cidades se dá em função da tecnologia que permitiu o desenvolvimento dos sistemas de transportes. Subsistema Viário: é composto de uma ou mais redes de circulação, de acordo com o tipo de espaço urbano, sendo complementado pelo subsistema de drenagem de águas pluviais, que assegura o uso sob quaisquer condições climáticas. Não pudesse o homem transportar-se a si, e às coisas, não teria as condições mínimas indispensáveis ao crescimento de suas cidades, que expandiram-se. Com essa tecnologia foi possível se implantar, de maneira cada vez mais confortável e rápida, sistemas adequados, eficientes e modernos.

Dentro da complexidade e abrangência no sistema de transporte urbano há que se considerar os meios de transporte e as vias de transporte.

O meio de transporte que gerou uma revolução na forma de ocupação e urbanização dos espaços está o rodoviário, destacando-se o automóvel. O transporte coletivo, por sua vez, permite a locomoção de grande número de pessoas com menor poder aquisitivo, normalmente entre bairros residenciais (às vezes periféricos) e o centro das cidades ou aos locais de trabalho. O transporte privado, se utiliza do automóvel como meio de transporte, pois permite, entre outras, uma autonomia ao usuário, aumentando sua individualidade e capacidade de deslocamento no tempo e espaço e assim, acrescentando de maneira considerável a quantidade de veículos em trânsito na vias urbanas. A articulação entre as distintas regiões da cidade dá-se através das vias que compõem o sistema viário da cidade.

O SISTEMA VIÁRIO, A PAVIMENTAÇÃO E A DRENAGEM

Quando os veículos eram lentos e de baixa tecnologia, as vias carroçáveis atendiam bem às demandas, contudo, com o crescimento dos fluxos e também com o desenvolvimento tecnológico dos veículos, exigiu-se a ampliação da infra-estrutura urbana de transporte, consequentemente a implantação de pavimentação e drenagem nas vias.

As obras de implantação de pavimentação estão associadas às obras de drenagem, sendo que a própria pavimentação é parte constituinte do sistema de drenagem, sendo parte componente da micro-drenagem, através das sarjetas (e meio fios) e ainda, com seu perfil transversal, a própria pavimentação se constitui em ampliação da sarjeta, formando um pequeno canal de escoamento de águas, conduzindo-as para as bocas receptoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (107.4 Kb)   pdf (566.8 Kb)   docx (452.9 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com