TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto de Vizinhança no Bairro Candeias Vitória da Conquista

Por:   •  13/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Impacto de vizinhança no bairro Candeias: causado pelo colégio Oficina e shopping Boulevard

Trabalho de pesquisa elaborado pelos discentes: Brenda Olga, Luana Moane, Karolayne Cardoso, Rayra Almeida, Sabrina Gomes, alunas do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo da FAINOR, desenvolvido como trabalho avaliativo para a disciplina: Estudo de impacto de vizinhança, ministrada pela docente Silvana Landi.

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

2018.2

[pic 2]

Brenda Olga Sales Lima

Luana Moane

Karolayne Santos Cardoso  

Rayra Almeida Sousa

Sabrina Gomes Pires

 

Impacto de vizinhança no bairro Candeias: causado pelo colégio Oficina e shopping Boulevard

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

2018.2

SUMARIO

  1.  INTRODUÇÃO
  2.  METODOLOGIA
  3. DISCUSSÃO

3.1. Shopping Boulevard

3.2. Colégio Oficina

3.3. Transporte público no entorno  

3.4. Iluminação no entorno

3.5. Valorização imobiliária e verticalização da área

    4.CONCLUSÃO

    5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

1-INTRODUÇÃO

   Com o início do êxodo rural a crescente expansão das cidades se deu, onde a população migra do campo para as áreas urbanas com intuito de buscar uma melhor qualidade de vida e serviços que são oferecidos pelos centros urbanos.

Com a expansão as cidades cresceram, algumas de forma desordenada sem um planejamento urbano, que acarretou diversos problemas sociais e espaciais. As cidades com o crescimento foram se dividindo e se qualificando de acordo com seus serviços, formando as cidades especializadas, sejam elas polos comerciais, industriais, de saúde, cidades universitárias e outros demais serviços.

No sudoeste da Bahia a cidade de Vitória da Conquista sofreu crescente expansão territorial e populacional, atraindo para cidade pessoas de toda a região, que vieram em busca de trabalho, melhores condições de vida, saúde e educação.

Com o seu crescimento a cidade de Vitória da Conquista sofreu e sofre também com os problemas de urbanismo, onde são diversas ordens ocasionados pelo crescimento e a falta de planejamento urbano nos planos de política pública da cidade.

Onde antes da construção e do desenvolvimento de construções não foram feitos pensando no impacto de vizinhança, que as edificações e as construções ocasionariam no bairro e na cidade.

Com o intuído de analisar esses problemas de ordem urbanísticas decorrentes do crescimento da cidade, foi realizado um estudo observatório critico com o objetivo de avaliar e solucionar os problemas de impacto de vizinhança em um bairro da cidade com grande crescimento na cidade de Vitoria da Conquista.

2-METODOLOGIA

   Foi realizada uma visita técnica com todos os componentes do grupo, para analisar o bairro Candeias. O local escolhido para o estudo de impacto foi o entorno do Colégio Oficina e Shopping Boulevard, centros do bairro que geram grande impacto e fazem refletir os problemas urbanísticos ocasionados pela falta de planejamento, vendo que os mesmos são responsáveis por grande impacto de vizinhança no local onde se localiza.

Durante três semanas foram feitas análises críticas dos pontos que traziam maior impacto de vizinhança e possíveis soluções para melhorar a dinâmica do bairro na cidade com soluções para o planejamento urbano.

3-DISCUSSÃO

3.1-Shopping Boulevard

A crescente expansão da cidade de Vitória da Conquista tanto comercial e quanto educacional, ocasionou um crescimento do bairro Candeias onde se localiza a maior parte das universidades e faculdades da cidade, trazendo junto consigo um atrativo residencial e comercial para o bairro pela sua localização estratégica.

O shopping Boulervard foi recentemente inaugurado na cidade em uma localização estratégica no bairro Candeias, que se tornou área nobre da cidade por alocar um bom comércio, perto da área universitária e de serviços.

[pic 3] 

Fachada lateral do shopping Boulevard / Fonte: Google imagens

O shopping conta com uma área construída de cerda de 75.375 m², e gerando para a cidade mais de 2 mil empregos. Com o grande porte do empreendimento o mesmo também acarreta impacto de vizinhança, que o fluxo de pessoas vai aumentar consideravelmente na região por conta da geração de emprego e serviços oferecidos.

Ele se localiza na avenida Olivia Flores, uma avenida de grande fluxo, onde o mesmo vai aumentar consideravelmente o transito e o fluxo da cidade, vendo que o bairro também tem caráter residencial afeta de forma direta o cidadão que habita no bairro e de forma direta quem também transita a região.

A solução para o crescimento e grande rotatividade do transito ocasionado pelo shopping Boulevard pode ser resolvida com a duplicação da avenida que permitirá ao transitante da Avenida Olivia Flores um transito mais fluido não sendo afetada pelos clientes e funcionários advindos do shopping permitindo um melhor funcionamento ao longo de toda a via, principalmente nos horários de pico onde pode ocorrer um engarrafamento devido ao grande fluxo de veículos.

3.2- Colégio Oficina

 O colégio oficina na cidade de Vitoria da Conquista é referência educacional em toda a região sudoeste da Bahia, onde conta com cerca de 700 alunos que estudam no turno vespertino e matutino, a partir do ensino fundamental ll.

O colégio é grande causador de impacto de vizinhança quando avaliado o fluxo intenso de carros gerado pelos pais que vão buscar seus filhos no período de termino do turno de aula.

Decorrente principalmente no horário de pico, o transito intenso no local acarreta engarrafamentos na via principal a Olivia Flores e na adjacente onde se localiza a instituição boa parte desse problema é ocasionado pelos pais, que param seus veículos em locais inapropriados para embarque dos seus filhos que saem da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (521.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com