TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais

Por:   •  30/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Impactos Ambientais

Segundo a resolução CONAMA 001/86, impacto ambiental é "qualquer alteração das propriedades do meio, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais"

Descreva (de forma resumida) um impacto ambiental oriundo de atividade humana na região onde você mora e responda:

1) Quais dos itens acima foram afetados e quais os problemas enfrentados;

No DF, é comum a existência de condomínios que foram implantados de maneira irregular, dentre os quais pode-se citar: Condomínios Sol Nascente, Pôr do Sol, Setor Habitacional Arniqueiras. Em todos é visível a presença de impactos ambientais em sua implementação, oriundo de um processo de urbanização sem nenhum estudo de impactos locais. Tais impactos vão desde o desmatamento de mata nativa para dar lugar a edificações, erosão do solo ocasionada pela lixiviação do solo por meio do arraste de partículas do solo soltas devido ao desmatamento, até a poluição do lençol freático, afetando a qualidade da água de córregos que cortam a região e de poços de onde boa parte da população retira água para consumo, tornando isso também um problema de saúde. No Setor Habitacional Arniqueiras por exemplo, nota-se que a região é cortada por diversos corpos d’água com nascentes e córregos, sendo uma área de proteção ambiental (APA), no entanto a preservação dessa área não está sendo respeitada, e hoje existe um processo de regularização fundiária com estudo de impactos ambientais, visando minimizar os impactos ambientais já produzidos e evitar futuros impactos, além de propiciar o desenvolvimento urbano local.

2) No local dessa atividade você considera que era possível outra alternativa ou outra forma de sua implantação? Descreva;

Na atual situação da região, o que se pode fazer é acelerar o processo de regularização dessas áreas, fazendo estudos de impactos ambientais locais, visando minimizar os impactos já causados pelo processo de urbanização irregular que já ocorre, implementando as redes de infraestrutura. Além disso deve-se fazer a desocupação de áreas que estão enquadradas em regiões de proteção permanente, como os locais próximos a nascentes e córregos.

3) Considerando a alteração ambiental significativa no local, o que poderia ser feito para amenizar o impacto?

Uma alternativa, seria conscientizar os moradores da importância da preservação de áreas de corpos hídricos e de áreas verdes, além de conscientizá-los a adotar práticas sustentáveis em seu modo de vida como o reaproveitamento de águas da chuva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com