TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de Gerenciamento de Projeto

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Angélica Sandrini Canesso Uczak

Curso: Arquitetura e Urbanismo – 7º Período Noturno

Para entender o que é uma gestão de projetos e para que serve, antes é preciso compreender o que é de fato um projeto. Um projeto é um conjunto de ações determinadas, medidas e controladas com data definida, realizadas para conquistar o objetivo do projeto em questão. Essas ações são designadas a desenvolver um produto ou serviço.

Em relação a um projeto para uma obra, ele é o plano geral, é composto por diversos documentos que possuam informações e determinações necessárias para decidir a construção. Além disso, é preciso seguir requisitos legais e as normas técnicas.

O desenvolvimento do projeto de arquitetura é feito através de etapas, que se conclui no decorrer desse processo.

Para realização adequada de uma obra necessita-se de gestão de projetos, ou seja, utilizar de procedimentos, estratégias e mecanismos para a realização do projeto.

O gerenciamento de projetos abrange a integração de várias etapas do projeto. Na gestão de projetos é utilizado todos os conhecimentos, métodos e habilidades para a realização de projetos de forma eficiente.

        O gerenciamento de projetos é feito por um coordenador de projetos que é o responsável pela gestão de trabalhos dos construtores e projetistas durante as fases de criação e desenvolvimento de um empreendimento. Ele trabalha com equipes multidisciplinares e tem a responsabilidade de garantir que os projetos sejam compatíveis, organizando as demandas de diversos profissionais e empresas envolvidos na realização da obra. O principal objetivo de se gerenciar um projeto e uma obra é evitar que um projeto considerado muito bom resulte em um empreendimento com problemas construtivos. 

        A gestão de projetos de edificações deve ser organizada considerando o tamanho e tipo do empreendimento, definindo assim a estratégia de gestão a ser seguida.  É preciso ter o inteiro conhecimento para realizar a aplicação correta dos conceitos, técnicas e ferramentas de planejamento de projetos e obras que garantirá o desempenho econômico e realização das metas em cada etapa.

        O gerenciamento de projetos é muito importante, pois através dele se determina o sucesso do projeto e do empreendimento, planejando e organizando o tempo de duração de obra, podendo dar uma posição da empresa ou empreendedor às pessoas que adquirirem o imóvel.

        Através dessa gestão de projetos, por meio de uma equipe de trabalho, bem adequada, é possível coordenar, gerenciar e definir a etapa inicial e final do projeto. Requer organização, podendo ser disposto em fases ou por produtos.

        Para isso é necessário contratar sempre profissionais que são capacitados para manejar essas ferramentas. Caso isso não ocorra, pode acontecer erros grandes e grosseiros, fazendo com que muitas vezes não possam ser arrumados dentro do prazo e isso gera gastos para desenvolvimento do projeto em questão.

Para que um projeto tenha o sucesso alcançado, várias estruturas são usadas para organizar as pessoas, mas sempre a comunicação entre as pessoas da equipe deverá ser muito eficiente e a hierarquia do projeto deverá ser respeitada. 

O foco principal do desenvolvimento do projeto é o planejamento. Deve ser determinado um cronograma ou definido como documentos serão recebidos ao longo do processo: estudos preliminares, anteprojeto, projeto básico, executivo e o liberado para a obra.

O gerente, responsável pela gestão do projeto, utilizará todas suas características pessoais para desempenhar na sua equipe o progresso no desenvolvimento e no atingimento das metas. Assim, conseguirá alcançar os objetivos do projeto em todas as etapas, dentro do prazo e com custo dentro do orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com