TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações da tecnologia no ensino musical

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

Inovações da tecnologia no ensino musical

Como o avanço tecnológico os games, ou jogos eletrônicos sugiram e tomam uma proporção cada vez maior no mundo, segundo Moita (2006):

Nas últimas décadas, crianças, em todo o mundo, fascinam-se com games e passam mais horas frente a telas de computador do que a maioria dos seus pais, avós e professores gostariam.

A tecnologia vem ganhando cada vez mais destaque no cotidiano das pessoas, mas a tecnologia sempre esta associada ao lazer, por isso os jogos eletrônicos sempre foram considerado algo prejudicial ao aprendizado, porém hoje, segundo Leme e Bellochio, (2007) vários recursos que a tecnologia oferece estão sendo usados para o ensino musical, e por isso, como professores devemos aproveitar os benefícios da tecnologia, as crianças da atualidade estão mais acostumas com a linguagem da tecnologia, já que segundo Rolo e Bidarra (2011):

não podemos ignorar que os atuais estudantes já não são os mesmos para os quais o sistema de ensino foi pensado há umas décadas atrás, pois os alunos cresceram num novo ambiente tecnológico, com uma culturaprópria, e irão viver as suas vidas num contexto mais exigente, competitivo e complexo.

A tecnologia pode ser usada em escola que não tem recursos e instrumentos para ensinar música, mas que é importante ressaltar que o aluno deva vivenciar algo próximo da realidade.

Segundo Jesus, Uriarte e Raabe (2008), com os softwares[1] e programas, o aluno pode vivenciar as atividades musicais de forma que o próprio aluno construa seu conhecimento, se tornando assim um educando mais autônomo. Segundo Moita (2006):

Os games, embora com algumas semelhanças em sua elaboração com os jogos tradicionais, possibilitam para além da possibilidade de simulação, movimento, efeitos sonoros em sua utilização corriqueira, uma interação com uma nova linguagem oriunda do surgimento e do desenvolvimento das tecnologias digitais, da transformação do computador em aparato de comunicação e da convergência das mídias. Proporciona assim novas formas de sensibilidade, de sentir, pensar, de agir e interagir.

Diferente de midias como a televisão ou o radio, alguns jogos eletronicos apresentam decisões morais que precisam ser tomadas pelo jogador para que ele consigo prosseguir, e essas decisões que terão consequencia no decorrer do jogo, e que fará o jogador refletir se aquela decisão tomada, foi a melhor escolha.

 O software ou  jogo deve ser feito pensando em como o aluno ira construir seu conhecimento e ao mesmo tempo, deve satisfaze-la de modo lúdico. Para que esses jogos possam ser feitos, é nescessaria a participação de um pedagogo e um game designer[2], que crie um jogo que ensine e envolva o aluno, um jogo não pode ser dificil a ponto de fazer o aluno desistir mas também não poderá ser fácil, pois fará com que o aluno não se sinta desafiado,perdendo o interesse. Segundo Fialho e Albuquerque (2009):

O que atrai o olhar de pesquisadores e educadores sobre os jogos é a forma como eles são aprendidos. Muitos deles propõem desafios complexos, mas dealguma forma crianças se motivam, aplicam suas energias e conseguem superá-los.

O que fazem os jogos interessantes para o jogadores, é o fato de o jogador não esta fora, mas dentro de uma simulação, um mundo virtual que traz uma prosposta, que pode ser educativa ou não, nesse mundo virtual, o jogador interage com esse mundo, e vice-versa.

Os jogos eletronicos podem não só ensinar, como trazer um ou mais contextos para aquele aprendizado, fazendo com que o aprendizado tenha mais sentido, e que possa ser lembrado se o jogo apresentar um desafio a ser superado.

O Zorelha[3], software que tem como proposta apresentar o timbre de instrumentos que tocam músicas folclóricas. A criança tem atividades como o show onde ela escolhe qual o instrumento da banda que se sobressai, e a outra atividade é o jogo, onde um instrumento aleatório toca e a criança deve adivinhar qual é, esse software evita a apresentação de conceitos teóricos básicos da música como timbre, altura e intensidade para que o aluno aprenda sozinho e intuitivamente.

Existem também os jogos comercias que podem motivar o aluno a aprender e apreciar música como por exemplo o “GuitarHero” e “Rockband”[4] que no segundo exemplo, para se tocar, precisa de um instrumento real, o jogo oferece desafios que conforme a progressão, se tornarão cada vez mais difíceis, fazendo com que o aluno melhore sua coordenação motora, rítmica e ao mesmo tempo adquira um repertório musical. Porémos jogos comerciais aqui destacados não têm por finalidade ensinar música.

Os programas trazem a música de forma lúdica, que é a principal característica de um jogo, ser divertido mas ao mesmo tempo desafiador, para que estimule a criança a desenvolver sua expressividade, entender os conceitos através de esquemas criados por ela mesma, pois segundo Freire (1996) para que o aluno aprenda, ele deve vivenciar o aprendizado, fazendo isso de forma curiosa, construindo assim, seu conhecimento. (FREIRE, 1996)

Aspectos dos games ou jogos eletrônicos

Um jogo eletronico precisa ter em seu conteúdo, desafios a serem superados, que necessite a reflexão do jogador para prosseguir com o jogo, desafios que estimule o jogador a continuar no jogo de forma lúdica, esse desafios são feitos de forma crescente, á medida que o jogador avança, os desafios requerem uma reflexão mais complexa, o jogo porém não pode apresentar desafios repetitivos pois desestimulará o jogador. Portanto os desafios não poderão ser previsíveis, pois não trará o a satisfação à superação do desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com