TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO SUL/SC

Marcon Kleinhempel

Tutor Interno Fábio Devigilli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho (SMT01)

30/07/19

RESUMO

Este estudo teve objetivo geral em apresentar medidas tomadas para prevenção dos acidentes ou incidentes de trabalho, orientando, treinando e aperfeiçoando os funcionários a prevenir estes fatos. O local escolhido foi o poder executivo da Prefeitura Municipal de Rio do Sul/SC, local onde trabalho, sendo meu cargo de Fiscal de Serviços Públicos (Engenheiro Civil). O Município em 2012 decidiu criar uma Lei (Lei Complementar nº 246/2012, de 19 de abril de 2012) sobre qualidade de vida para os servidores públicos municipais, visando de forma geral o bem estar de todos. Os investimentos em segurança tendem a beneficiar tanto a Administração (empregador), reduzindo os custos com atestados, médicos, hospitais e também proporcionando aos servidores uma melhor qualidade de vida. Também podemos salientar que não basta apenas investir em equipamentos de segurança, é preciso conscientizar os servidores sobre seu uso e quão importantes são para evitar lesões e ferimentos. Para essa atividade entramos em contato com o Departamento de Recursos Humanos, que é o setor responsável em oferecer um ambiente mais adequando de trabalho e bem-estar aos servidores da municipalidade, visando uma melhor qualidade de vida e promovendo a saúde dos servidores como um todo no trabalho.

Palavras-chave: Eficiência logística. Aeroviário. Movimentação de cargas importadas.

1. INTRODUÇÃO

Podemos observar que nos últimos anos há um aumento significativo no número de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Na maioria das vezes esses acidentes e/ou doenças acontecem por falta de atenção e conscientização dos trabalhadores, também muitas vezes pelo ato arriscado do trabalhador, pois a maioria conhecem as leis, mas não a obedecem.

A escolha do tema se dá pela importância de prevenir e reduzir os números de acidentes e/ou doenças, assim melhorando a qualidade de vida de todos os trabalhadores de modo geral.

Neste estudo de caso abordaremos a Lei Complementar nº 246/2012 de 19 de abril de 2012, que a Câmara Municipal de Vereadores de Rio do Sul/SC decretou e o Prefeito Municipal de Rio do Sul/SC sancionou e também o Decreto Municipal nº 7883/2019 sobre o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho que compreende um processo participativo, desde sua idéia inicial até sua execução, sendo todos servidores envolvidos a participar, é um método utilizado para melhorar as condições de vida dos servidores no trabalho, envolvendo a parte emocional, mental, física e psicológica, além de relacionamento social onde envolve amigos e família.

2. MEDIDAS TOMADAS PARA PREVENÇÃO

De acordo com estudo realizado no Departamento de Recursos Humanos e diálogos com os profissionais responsáveis pelo Programa, podemos elencar algumas ações tomadas para prevenção, assim promovendo a qualidade de vida no trabalho, sendo:

  • Promover controle e avaliar a saúde do servidor, tendo como objetivo preservar a saúde física e mental através de melhorias das condições de trabalho;
  • Promover e garantir acompanhamento nutricional para os servidores que necessitarem;
  • Divulgar informações e troca de experiências sobre segurança no trabalho e doenças funcionais, no sentido de prevenir acidentes e doenças, promovendo a qualidade de vida;
  • Promover campanha de vacinação para imunizar os servidores;
  • Promover eventos orientativos e informativos referentes a medidas preventivas relativas à saúde;
  • Realização de grupos terapêuticos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde;
  • Realizar e gerir o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT);
  • Realizar e gerir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Criar, gerir e treinar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Criar, gerir e treinar a brigada de incêndio;
  • Contratar médico do trabalho para viabilizar atendimentos, realizar exames de avaliação periódicos e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e outras atividades inerentes.

Ainda com relação a medidas tomadas, podemos citar algumas com relação à valorização dos servidores, sendo:

  • Integrar internamente os servidores em datas comemorativas (dias da mulher, dias das mães, dias dos pais, dia do servidor público, aniversário, páscoa, outros);
  • Homenagear os servidores que fizerem 25 (vinte e cinco) anos de trabalhos prestados ao município;
  • Homenagear o servidor que se aposentar;
  • Verificar as necessidades dos servidores e conscientizar acerca do desenvolvimento na carreira profissional, na melhor qualidade de vida no seu local de trabalho, na capacitação e aperfeiçoamento profissional e melhor atendimento populacional.

3. DA SITUAÇÃO ATUAL E ACIDENTES

A Administração tem em algumas secretarias concedido aos servidores os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) que são imprescindíveis ao uso, principalmente na Secretaria de Obras, onde o serviço braçal é muito utilizado, podemos citar: sapatão, óculos de proteção, uniformes, entre outros. Também nos departamentos de fiscalizações, onde o trabalho é executado na rua, tem dado a devida atenção os servidores no tocante ao sol, com protetores solares.

Por mais que tenhamos iniciado os trabalhos de Política de Qualidade de Vida apenas em 2012, a Administração tem desde aquela época um norte para planejar, executar e principalmente desenvolver ações que visem uma organização mais humanizada, visando estimular os servidores a mudarem seus estilos de vida, adotando hábitos mais saudáveis, valorizarem também a prevenção de doenças e acidentes, motivarem os servidores, também melhorar os ambientes de trabalho a fim de prevenir os problemas decorrentes do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com